A empresa Furnas Elétricas S.A. foi multada em R$ 289.512.040,13 por problemas no sistema de drenagem nas lagoas do Rio Piumhi, em Capitólio, no Sul de Minas. A Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (Semad) aplicou a punição após fiscalização e troca de informações com a prefeitura da cidade.
Segundo a Semad, houve falta de manutenção no canal de refluxo do rio, o que causou o alagamento de vias públicas e residências em Capitólio. O início do ano foi marcado pelos estragos causados pelas enchentes na cidade.
Leia Mais
Chuvas intensas: 302 cidades mineiras estão sob alerta do Inmet Cratera fecha Avenida Tereza Cristina em ContagemNível da represa Várzea das Flores ultrapassa capacidade máximaDefesa Civil alerta para chuva de até 40 mm em BHJustiça exige que Furnas ampare atingidos por transbordamento de rioBH tem máxima de 27ºC e previsão de chuva à tarde Garimpo ilegal: 10 pessoas de uma família são flagradas no Norte de MGMoradores reclamam de mau cheio e restos mortais em chão de cemitério em MGLevantamento da Defesa Civil de Minas Gerais aponta que 46 casas ficaram alagadas em Capitólio, deixando 84 moradores desalojados e quatro desabrigados.
O contato frequente com o esgoto misturado à água do rio expôs a população a doenças como hepatite, cólera e leptospirose, bem como provocou mau cheiro e bloqueio de vias da cidade.
O contato frequente com o esgoto misturado à água do rio expôs a população a doenças como hepatite, cólera e leptospirose, bem como provocou mau cheiro e bloqueio de vias da cidade.
Todo o estorvo e risco sanitário foram levados em consideração na aplicação da multa. O valor ainda aumentou em 90% em razão de danos sobre a propriedade alheia.
O governo do estado solicitou o início imediato da operação de drenagem da água. Além disso, a empresa deve apresentar relatório comprovando o início das atividades em até quinze dias, sob risco de sofrer novas sanções caso não haja o cumprimento.
A reportagem do Estado de Minas solicitou um posicionamento da Furnas Elétricas S.A. sobre a multa e os trabalhos de drenagem em Capitólio. Até a última atualização da matéria não houve resposta.