Jornal Estado de Minas

ZOONOSES

Caramujos africanos são filmados no Barreiro, em BH

Caramujos africanos e uma espécie de “minhoca” gigante assustaram quem passava pela avenida Olinto Meireles, na região do Barreiro, em Belo Horizonte, nesta quinta-feira (26/01). Um vídeo foi publicado nas redes sociais, com o recado: “fiquem atentos”.





caramujo africano é uma espécie invasora e pode transmitir doenças graves, como a meningite eosinofílica e angiostrangilíase abdominal. O anelídeo que aparece no vídeo não foi identificado.

Controle de Zoonoses foi acionado pela tarde e foi até o local. Eles coletaram o molusco e, se for confirmada a espécie, será feito o manejo ambiental necessário. A prefeitura disse que ninguém havia acionado o órgão até o contato.

O período de chuvas favorece o aparecimento desse tipo de animal, segundo a prefeitura. A indicação é evitar o contato, chamar as autoridades de saúde e prevenir-se mantendo quintais limpos, sem entulho e lixo.

O perfil @barreironline, que divulgou as imagens, chamou a atenção para o mato alto que existe ao longo da avenida, propício para a proliferação de animais peçonhentos e transmissores de zoonoses.
 
A Prefeitura de Belo Horizonte respondeu que a avenida Olinto Meireles foi atendida com serviços de capina em outubro. A próxima limpeza está prevista para a próxima semana.