Um homem de 49 anos morreu soterrado na cidade de Acaiaca, microrregião de Ponte Nova, em Minas Gerais, enquanto trabalhava em um garimpo ilegal de ouro nessa quarta-feira (25/1). O responsável pela contratação da vítima não tinha autorização para realizar a atividade de extração e foi preso pela Polícia Militar de Meio Ambiente (PMMG).
O Corpo de Bombeiros também foi acionado, por volta das 17h, para atender a ocorrência. Testemunhas relataram que o garimpeiro havia mergulhado em um rio, quando um barranco próximo à margem cedeu, e ele foi soterrado.
Assim que chegaram ao local, os bombeiros viram populares retirando o corpo da água, momento em que os militares assumiram os trabalhos de resgate.
A Polícia Civil realizou a perícia no local, liberando posteriormente o corpo para o Instituto Médico-Legal (IML).
Mineração
Para não cometer crime ambiental, o interessado em executar a atividade minerária deve procurar, inicialmente, a Agência Nacional de Mineração (ANM) para requerer o título de pesquisa e lavra do mineral ou ouro.
O próximo passo é procurar a Fundação Estadual de Meio Ambiente (FEAM) e o Instituto Mineiro de Gestão das Águas (IGAM), que são os órgãos ambientais responsáveis pela formalização do pedido e concessão das autorizações necessárias à exploração.