Segundo o governador do Espírito Santo, Renato Casagrande, o acordo de Mariana pode ser assinado ainda no primeiro semestre de 2023. O imbróglio foi levado à reunião de governadores com o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) nesta sexta-feira (27).
Ele afirma que a coordenação dos pontos que ainda precisam ser acertados ficará a cargo do ministro da Casa Civil, Rui Costa (PT). "Mas já está praticamente finalizado, diria que 95%", relata.
Leia Mais
Justiça Inglesa marca julgamento da Tragédia de Mariana para abril de 2024Novo Bento é entregue incompleto após quase 7 anos do desastre de MarianaNegociação de acordo de Mariana é encerrada oficialmenteMariana: governo discute novo acordo de reparação de danos na tragédiaO rompimento da barragem da Samarco —uma joint-venture entre outras duas mineradoras, a Vale e a BHP Billiton— aconteceu em 5 de novembro de 2015.
Um distrito, o de Bento Rodrigues, foi destruído pela lama, que atingiu o rio Doce em todo o seu percurso de Minas até a foz, em Regência, localidade do município de Linhares, no Espírito Santo. O litoral do estado também foi afetado.