A Unidade de Atendimento Integrado (UAI) Praça Sete, localizada na Região Central de Belo Horizonte, foi reinaugurada nesta segunda-feira (30/1), após a conclusão da segunda fase das obras de restauração e modernização da unidade.
Segundo a secretária de Estado de Planejamento e Gestão, Luísa Barreto, o investimento na obra foi de R$ 15 milhões e bancado integralmente pela concessionária dos serviços, já que se trata de uma Parceria Público Privada. Ainda de acordo com Luísa, os serviços neste novo modelo de atendimento têm um custo ligeiramente menor, de R$ 0,40.
Com a conclusão da reforma, a unidade consegue realizar novos serviços, de acordo com demandas apresentadas pelos órgãos parceiros.
Nos próximos meses, segundo Luísa Barreto, a previsão é de que outros serviços do Detran sejam disponibilizados na unidade.
Prédio é tombado pelo patrimônio histórico
O Uai Praça Sete funciona na região central de BH em um conjunto composto por um prédio localizado na esquina das avenidas Amazonas e Afonso Pena, tombado pelo Instituto Estadual do Patrimônio Histórico e Artístico de Minas Gerais (Iepha) em 1988, e o anexo localizado entre a Avenida Amazonas e as ruas dos Carijós e São Paulo.
A segunda e última etapa da obra de revitalização e modernização da unidade foi concluída em dezembro de 2022. Nessa etapa, foi restaurado o prédio-sede que completou 100 anos em 2022. Foram feitos reparos nos painéis de madeira, esquadrias, cantaria, luminárias, instalações sanitárias, elevadores, além de tratamento e pintura das superfícies internas e externas, instalação de sistema de circuito fechado de TV, reforma do passeio público e manutenção da mobília fixa.
A reforma foi dividida em duas etapas. A primeira foi concluída em junho de 2022 e contemplou o prédio anexo e a fachada do prédio-sede. Foi feita a revitalização de todo o espaço: pintura, troca dos pisos, além da instalação de painéis de led e troca de todo mobiliário.
A unidade é a maior do estado e oferece serviços do Departamento de Trânsito de Minas Gerais (Detran-MG), Sistema Nacional de Emprego (Sine), Núcleo de Atendimento à Família (NAF), Instituto de Previdência dos Servidores do Estado de Minas Gerais (Ipsemg), governo federal, entre outros. O principal serviço é a emissão da carteira de identidade em parceria com o Instituto de Identificação da Polícia Civil.