Jornal Estado de Minas

PERÍODO CHUVOSO

Mesmo com sol, atenção com a chuva não pode ser descartada; entenda

Dias mais claros, sol e poucas nuvens no céu. Janeiro acaba nesta terça-feira (31/1), e a sensação de que o verão finalmente começou está no ar. Mas, a população não pode relaxar pela falta de nuvens carregadas no céu, porque o período chuvoso ainda está vigente em Minas Gerais. Até quinta-feira (2/2), a previsão é de pancadas de chuva isoladas em toda a Região Metropolitana de Belo Horizonte. 





De acordo com o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), as temperaturas continuam altas em todo o estado, sendo máxima prevista para a semana de 31°C na Grande BH e 35°C no Norte de Minas. Mesmo assim, a Coordenadoria Estadual de Defesa Civil (Cedec), afirma que grandes acumulados de chuva são esperados em pelo menos duas regiões do estado. 

O tenente-coronel Eduardo Lopes, coordenador estadual adjunto de Defesa Civil de Minas Gerais, reforça que em fevereiro há previsão de chuvas fortes. “Pedimos que a população não subestime um dia de sol. Estamos no período chuvoso e é muito comum a formação de tempestades, sobretudo no final do dia, e elas podem, sim, provocar áreas de alagamento. Por isso, é importante que o cidadão acompanhe a previsão do tempo e os alertas da Defesa Civil”.

Conforme Claudemir de Azevedo, meteorologista do Inmet, a partir de sexta-feira (3/2) há expectativa da retomada de pancadas de chuvas a qualquer hora na capital e região metropolitana. Além disso, no Sul de Minas há previsão de chuvas fortes com acumulados significativos.




Cidades em alerta 

Desde o início do período chuvoso, em setembro de 2022, 21 pessoas morreram em decorrência das chuvas em Minas. Outras 2.098 tiveram que sair de suas casas e foram encaminhadas para abrigos públicos, e 11.637 tiveram que ir para casa de parentes ou amigos. Além disso, 244 cidades decretaram situação de anormalidade. 

Até a manhã desta quarta-feira (1º/2), 263 municípios mineiros estão em alerta de perigo por chuvas. Com isso, a previsão é que cidades do Triângulo Mineiro, Alto Paranaíba, Campo das Vertentes e regiões Oeste, Sul, Sudoeste e Central, registrem precipitações de até 100 mm/dia. Além de ventos intensos que podem chegar a até 100 km/h, risco de corte de energia elétrica, queda de galhos de árvores e alagamentos.