Jornal Estado de Minas

PESQUISA APONTA

Profissional do Estado de Minas entre os jornalistas mais premiados do País


O Estado de Minas está entre os jornais mais premiados do país e conta com um profissional na lista dos 20 jornalistas que mais levou prêmios da história do Brasil: Luiz Ribeiro. A pesquisa, atualizada anualmente pelo newsletter Jornalistas & Cia, foi divulgada em edição especial, nesta semana, pelo Portal dos Jornalistas.





A pesquisa anual, que chega a 12ª edição, abrange profissionais e grupos de comunicação das diferentes mídias e plataformas de todo o país, incluindo jornais, portais, emissoras de TV, rádios e agências de notícias, além de correspondentes de veículos internacionais.


De acordo com o levantamento, o Estado de Minas ficou em 14º entre os veículos de comunicação mais premiados da história, situando na oitava posição no Sudeste. O repórter Luiz Ribeiro ocupa o 18º no ranking nacional dos Jornalistas Mais Premiados da História do Brasil, ao lado do jornalista Domingos Meirelles.

Segundo a pesquisa, Luiz Ribeiro é o jornalista em atuação em Minas mais premiado do país, ficando na 11ª colocação na região Sudeste.

Em 2022, o repórter do Estado de Minas esteve entre os ganhadores (duas categorias) do Prêmio CDL BH de Jornalismo - promovido pela Câmara de Dirigentes Lojistas de Belo Horizonte) e do Prêmio Sebrae de Jornalismo (etapas estadual e regional Sudeste). Também foi um dos finalistas do Prêmio CNT de Jornalismo, da Confederação Nacional de Transportes. Além disso, foi o vencedor na categoria nacional do Prêmio Banco do Nordeste de Jornalismo em Desenvolvimento Regional.





"A nossa posição entre os 20 jornalistas mais premiados da imprensa brasileira demonstra o reconhecimento e a valorização do bom jornalismo, voltado para o bem comum", afirma Luiz Ribeiro, que ficou entre os ganhadores em mais de 60 prêmios de jornalismo por trabalhos individuais e em equipe. O repórter do EM reside em Montes Claros, cidade polo da região Norte de Minas, onde nasceu no município de Francisco Sá.

"Vivemos um momento de desafios, diante das novas mídias e plataformas digitais. As informações circulam com maior velocidade, é verdade. Porém, o jornalismo continua exigindo a boa apuração e profundidade na abordagem dos temas mais relevantes. E nesse viés que me esforço, na prática, do bom jornalismo, com o apoio dos meus colegas e editores do Estado de Minas . Só tenho a agradecer ao EM pela oportunidade de realização desse trabalho gratificante, afirma Luiz Ribeiro.