Quem já foi ao Mercado Novo, na Avenida Olegário Maciel, no Centro de Belo Horizonte, já viu que além de abrigar diversos bares, restaurantes e lojas de produtos diversos, o centro de compras também é a casa de muitos gatos. Por isso, em parceria com a Prefeitura de Belo Horizonte (PBH), o Mercado fará uma feira de adoção dos bichanos que atualmente vivem nas dependências do local. O evento acontece neste sábado (4/2), das 10h às 16h.
Durante o primeiro evento de adoção de gatos do Mercado Novo, um local especial dentro do centro de compras foi reservado para acolher os animais e receber os possíveis adotantes responsáveis. Quem tiver interessado terá que apresentar carteira de identidade e comprovante de endereço para adotar o animalzinho. Além disso, a pessoa deverá assinar um termo de adoção responsável.
Conforme a administração do Condomínio, no sábado cerca de dez gatos estarão disponíveis para adoção, sendo que o número pode variar. Atualmente, cerca de 30 felinos moram no local.
O evento de adoção foi a maneira encontrada para ajudar os gatos a encontrarem um lar definitivo, já que o Mercado Novo, não possui as condições ideais para que eles tenham a qualidade de vida que merecem. “Embora recebam atenção, carinho e alimento de comerciantes e frequentadores do espaço; os gatos precisam de um lar onde terão todo cuidado que necessitam”, explicou o Condomínio Mercado Novo.
De acordo com o espaço, a administração municipal segue castrando, vermifugando, identificando - através de microchips - e vacinando os felinos, para tentar diminuir a taxa de natalidade entre os animais. Segundo a OMS (Organização Mundial de Saúde), pelo menos 30 milhões de animais vivem em situação de abandono no Brasil. Estima-se que 20 milhões são cães e 10 milhões, gatos pelas ruas de todo o país.