Jornal Estado de Minas

IMPASSE

Uberaba: médicos de hospital oncológico podem fazer paralisação

Médicos do Hospital Oncológico Hélio Angotti, em Uberaba, no Triângulo Mineiro, estão ameaçando, por meio de redes sociais e em relatos para a imprensa local, fazer uma paralisação dos serviços devido aos atrasos salariais.




 
Um dos médicos, que prefere não se identificar, afirmou que recebeu o salário pela última vez em novembro do ano passado e que pode não retornar às atividades se os pagamentos não forem regularizados.
 
Sem especificar quais meses e quantos médicos estão com salários atrasados, o Hospital Oncológico Hélio Angotti confirmou, por meio de nota, que está em atraso com alguns pagamentos referentes ao corpo clínico, sendo que o motivo está ligado à falta de repasse por parte do Executivo Municipal de Uberaba, na ordem de R$ 1 milhão, que seriam de serviços realizados desde o mês de junho de 2022.
 
Leia: Promotor de Justiça questiona paralisação de hospital de Uberaba 

“Há, também, cerca de 4 milhões retidos provenientes de emendas parlamentares destinadas a custeio. Espera-se que seja feita a formalização do repasse da celebração de aditivo referente ao Termo de Convênio”, complementa a nota.





Sobre a paralisação dos médicos, o hospital declarou que não foi comunicado e o contrato com a empresa prestadora deste serviço encontra-se vigente.
 

Prefeitura de Uberaba

 
Por outro lado, a Secretaria de Saúde de Uberaba diz que, na segunda quinzena de janeiro desse ano, assim que aberta a dotação orçamentária, foram pagos os valores mensais aos prestadores de Serviços SUS.
 
“A Secretaria de Saúde não mede esforços para apurar e solucionar toda e qualquer solicitação dos prestadores. Lembrando que é necessário seguir todos os trâmites necessários para dar legalidade a toda e qualquer despesa. O compromisso do Governo é solucionar o problema o mais breve possível”, finalizou a pasta.