As praças, ruas e monumentos públicos de Belo Horizonte começaram a receber grades de proteção dias antes do carnaval na capital, que tem início neste fim de semana. De 4 a 26 de fevereiro, BH contará com uma extensa programação, entre blocos de rua, desfiles de escolas de samba e atrações na Praça da Estação, no Centro.
Leia Mais
Carnaval 2023: ambulantes enfrentam fila para a retirada das credenciaisBelo Horizonte terá central de testagem de COVID durante o CarnavalCarnaval 2023: Praça da Liberdade terá circuito de arte negraSaiba como evitar doenças no carnaval e não abreviar a foliaBloco Como te Lhama leva centenas de foliões para as ruas de BHCarnaval em BH começa com muito calor e risco de chuva neste sábadoRede social da Prefeitura de Belo Horizonte fica indisponívelSegundo a Prefeitura de BH, a medida visa proteger canteiros e o patrimônio público no período em que os eventos carnavalescos estiverem acontecendo na cidade.
Na terça-feira (31/1), as grades foram colocadas na Praça da Liberdade para preservar os jardins e monumentos do local, assim como na Praça da Bandeira também na região Centro-Sul. Outro ponto que já tem a proteção é a região da Rua Sapucaí, no Bairro Floresta. O local vai receber ensaios de blocos neste fim de semana. A Praça Raul Soares já conta com proteção em boa parte dos seus jardins.
Ainda devem receber gradil as praças Afonso Arinos, Rio Branco, Marília de Dirceu, Rio Branco, Rui Barbosa e a da Estação. O Palácio das Artes e o Viaduto Santa Tereza também devem receber proteção, segundo informado pela PBH.
Veja os pontos que receberão as grades:
- Praça da Liberdade
- Praça da Assembleia
- Praça Diogo Vasconcelos
- Praça Cairo
- Praça José Mendes Júnior
- Praça da Dandeira
- Praça Duque de Caxias
- Praça Ernesto Tassini
- Praça da Estação
- Praça Sete de Setembro
- Praça Marília de Dirceu
- Praça Afonso Arinos
- Praça Benjamin Guimarães
- Praça Hugo Werneck
- Praça Raul Soares
- Praça Rui Barbosa
- Praça da Estação
- Rua Sapucaí
- Praça Comendador Negrão de Lima
- Praça José Neves júnior
- Praça Zamenhoff
- Viaduto Santa Tereza
- Palácio das Artes
- Rua Sapucaí
- Praça Doutor Celestino Marra
- Praça Pedro Caram Zuquim
- Praça Rio Branco
Carnaval de rua
A programação terá 493 blocos e 539 cortejos espalhados por todas as regionais da cidade. Neste primeiro fim de semana, cerca de 30 blocos nas ruas devem desfilar pelas ruas da cidade. Confira a programação completa no Portal Belo Horizonte.
Mapa dos blocos de BH
Baixe o mapa dos blocos de carnaval de BH para acompanhar as centenas de desfiles grátis nas ruas da capital mineira. O mapa interativo dos blocos é atualizado diariamente com o roteiro e agenda dos desfiles dos blocos.Programação do carnaval de BH dia a dia:
- Pré-carnaval: programação dos blocos de rua de BH
- Programação dos blocos de rua de BH: 17/2 (sexta-feira)
- Programação dos blocos de rua de BH: 18/2 (sábado)
- Programação dos blocos de rua de BH: 19/2 (domingo)
- Programação dos blocos de rua de BH: 20/2 (segunda-feira)
- Programação dos blocos de rua de BH: 21/2 (terça-feira)
- Programação dos blocos de rua de BH: 22/2 (quarta-feira)
- Pós-carnaval: programação dos blocos de rua de BH
O CarnaUai
Neste carnaval histórico, o primeiro após dois anos de suspensão devido à pandemia de COVID-19, o Portal UAI e o Estado de Minas terão mais uma vez uma cobertura especial dos blocos de rua em Belo Horizonte. Acompanhe a cobertura completa do carnaval de BH na página do Carnauai.
Quando começa o carnaval 2023?
Os quatro dias tradicionais de carnaval no Brasil este ano começam na sexta-feira (17/2) e vão até terça-feira (21/2), sem contar a quarta-feira de Cinzas (22/2), que em algumas cidades tem ao menos metade do dia incluído como feriado. Bloquinhos, no entanto, já começaram os pré-carnavais e ensaios abertos ao público e alguns geralmente ultrapassam esse período.