Jornal Estado de Minas

FOLIA

Crianças curtem bloquinhos do pré-carnaval de BH pela 1ª vez pós-pandemia

A grande folia que agita as ruas de Belo Horizonte em fevereiro conta também para o público infantil. Neste domingo (5/2), o Bloco Buritis de Guimarães Rosa e também o Jojô e Palito levaram milhares de crianças que curtem o pré-carnaval pela primeira vez. E a criatividade tomou conta das fantasias: dos super-heróis até as fadinhas!

Salomão, de 2 anos, nasceu em maio de 2020 em um dos momentos mais críticos da pandemia. Agora, a mãe, Viviane Mansur, preparou ele com direito a fantasia do Homem-Aranha dos pés à cabeça e comemora: “É muito legal, passar essa coisa de Carnaval que é muito alegre, colorido.”





Ela contou que de início, o pequeno se assustou, mas logo começou a brincar. “Ele ficou um pouco assustado, mas depois viu as outras crianças, viu os confetes. Aí tinha vendedores ambulantes com bolhas de sabão e ele animou”, conta.
 
Salomão, de 4 anos, se divertiu pela primeira vez no pré-carnaval de BH (foto: Edesio Ferreira/EM/D.A Press)
 

Do mesmo modo, Luciano Oliveira levou os filhos Eduardo e Clara, de 2 anos, para o primeiro Carnaval de rua junto ao mais velho, Miguel, de 4 anos. “Foi bacana, eles se divertiram, gostam de se fantasiar. O mais velho também, muita alegria”, diz ele. 

Segundo o pai, poder ir para a folia novamente é “uma satisfação muito grande”. “A gente estava em casa e essa convivência social faz muita falta. É um alívio poder todo mundo ir para a rua com maior segurança. Está todo mundo extravasando alegria contida por conta da pandemia”, ressalta.





Quanto às fantasias, os próprios filhos que escolheram qual seria. “A pequena queria fadinha, o outro queria o Homem-Aranha de cabelo vermelho. O pequeno fez a dupla comigo de Batman e Robin”, conta. 
 
Luciano com os filhos no Bloco Buritis de Guimarães Rosa (foto: Edesio Ferreira/EM/D.A Press)
  

Eles ainda podem pensar em mais personagens porque o pai já garantiu que levará os filhos em mais dias. “Esse bloquinho lá é muito bacana, tem consciência ambiental, fala do Guimarães Rosa. Foi muito bom, pretendemos ir mais dias”.
 
Já a fantasia de Valentina foi de palhaço, já que ela adora - como explica a mãe, Luana Cardoso. “Eu escolhi a fantasia, porque ela gosta muito dos palhacinhos. Aí a gente resolveu pegar uma fantasia de palhacinho. Foi muito bom o bloquinho, muita gente, o ambiente agradável, a bandinha que estava tocando é muito boa. Gostamos muito”, aponta.
 
 
Luana Cardoso e Valentina no Carnaval de BH (foto: Edesio Ferreira/EM/D.A Press)

Ela ainda comenta qual a expectativa para o Carnaval deste ano: “O meu marido adora bloquinho, então a gente já estava procurando todos os bloquinhos de criança e estamos acompanhando todos. Vamos fazer o possível para ir em todos. A gente espera ter passado essa pandemia e agora se divertir, ainda mais com criança que adora esses bloquinhos. Então compartilhar esse momento em família.”