As altas temperaturas desta época do ano são um convite às cachoeiras e rios. Mas as mortes por afogamento em Minas Gerais preocupam o Corpo de Bombeiros. Somente em janeiro, foram registrados 35 ocorrências, média de um caso por dia.
No mesmo período do ano passado, os militares atenderam 38 casos de afogamento. Fevereiro e março costumam ser meses alarmantes. Em 2022, foram registrados 120 e 141 casos nestes meses, respectivamente.
As estatísticas são cada vez mais preocupantes: 798 pessoas morreram afogadas em 2022, número 11% maior do que no ano anterior. Nos últimos cinco anos, dezembro e janeiro também registram números elevados de casos.
Ocorrências
Leia Mais
Briga, dá pedrada em rival, vai em casa buscar arma e atira na vítimaHomem é esquartejado com serra elétrica em BHCalor em BH: máxima prevista é de 31ºC nesta segunda-feiraCorpo de carroceiro é resgatado em lago de condomínio em Montes ClarosAdolescentes morreram afogados durante 'batismo' de evangélicos em Minas Corpos dos turistas mineiros que se afogaram na Bahia serão sepultados hojeBombeiros resgatam corpo de jovem na Cachoeira Pedra GrandeGrande BH: homem morre afogado em lagoa do Bairro Morro AltoMinas: passeio de família em cachoeira se transforma em tragédiaMenino de 8 anos salva bebê que se afogava em piscinaHomem morre afogado em lagoaHomem que estava sendo procurado por bombeiros, reaparece trabalhando Jovem que esquartejou homem em BH já havia assassinado a própria mãeNa última sexta-feira (3/2), um turista peruano, de 26 anos, morreu afogado em uma cachoeira em Capitólio, no Sudoeste de Minas Gerais.
Reforço na segurança
Devido ao grande número de registros e do tradicional aumento de casos no Carnaval, a corporação reforça ações de prevenção nas principais lagoas, cachoeiras e balneários do estado, como a Serra do Cipó.Os militares recomendam à população procurar locais onde há guarda-vidas ou o Corpo de Bombeiros.
Também é necessário ficar atento e respeitar placas e faixas de advertência, não entrar na água se ingerir bebidas alcoólicas, não deixar crianças sozinhas, não permanecer próximo a embarcações, evitar brincadeiras perigosas, e não nadar sozinho.