Pelo menos 800 mil pessoas devem passar pelo Aeroporto Internacional de Belo Horizonte, em Confins, em fevereiro, movimento impulsionado pelo Carnaval. Estão previstos 7,2 mil voos no mês, número 33% maior do que no mesmo período do ano passado.
O ritmo pré-pandemia, todavia, ainda não foi recuperado. O número de passageiros deste ano é equivalente a 93% do de 2019, quando 830 mil pessoas passaram pelo aeroporto da capital em meio à folia da véspera da Quaresma.
As festividades deste ano já começaram em Belo Horizonte. O calendário oficial deu largada nesse sábado (4/2), e prevê blocos de ruas e outras atrações até 22 de fevereiro, Quarta-Feira de Cinzas.
Destinos que impulsionam retomada
Clayton Begido, gestor de conectividade e aviação da BH Airport, disse que os voos nacionais são os principais responsáveis pela retomada. Cerca de 80% das viagens tem destino para Congonhas, Guarulhos, Rio de Janeiro, Campinas, Brasília, Salvador, Porto Seguro, Vitória, Recife, Ipatinga, Uberlândia, Montes Claros, Goiânia, Belém ou Curitiba.
Traslado
O Aeroporto Internacional fica a mais de 40km da região Centro-Sul da capital. O trajeto pode ser feito de ônibus, Uber ou táxi.
A BH Airport informou que as empresas que fazem o traslado normalmente oferecem horários ampliados durante o carnaval. A empresa Conexão Aeroporto, que oferece a viagem de ônibus por R$ 16,80, foi procurada sobre a possibilidade de adotar horários especiais para esse período, mas não respondeu.
Carnaval
Cerca de 5 milhões de pessoas são esperadas para curtir a folia em Belo Horizonte. São quase 100 blocos, espalhados no calendário e nas regiões da capital mineira. Confira o mapa interativo com todos os blocos do Carnaval Belo Horizonte 2023.