(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas RESGATE

Terremoto: bombeiros de Minas vão ajudar na busca por vítimas

Seis militares mineiros farão parte da equipe de 42 membros dos bombeiros brasileiros que devem ser enviados aos locais atingidos pelos tremores


07/02/2023 16:59 - atualizado 07/02/2023 20:01

Bombeiros do Batalhão de emergências ambientais e resposta a desastres enviados para ajudar no resgate das vítimas das chuvas em Petrópolis
Equipe do Batalhão de emergências ambientais e resposta a desastres enviada para ajudar no resgate das vítimas das chuvas em Petrópolis no ano passado (foto: Ramon Lisboa/EM/D.A Press - 18/02/2022)
O Corpo de Bombeiros Militar de Minas Gerais (CBMMG) vai enviar uma equipe de seis militares para ajudar no resgate das vítimas do terremoto que atingiu a Turquia e a Síria na madrugada dessa segunda-feira (6/2) e já deixou mais de 5 mil mortos

 

Segundo o major Heitor Aguiar Mendonça, sub-comandante do Batalhão de Emergências Ambientais e Resposta a Desastres Naturais (Bemad), que vai liderar a equipe, serão 42 militares brasileiros e seis representantes do Corpo de Bombeiros de Minas. Ainda não há definição de para qual dos países a equipe irá, mas, segundo Mendonça, provavelmente será para a Turquia.


O CBMMG também confirmou que já existe uma equipe mobilizada e, em breve, divulgará o efetivo, local para onde será enviado, equipamentos que serão usados nos trabalhos, entre outros detalhes. 
 

Buscas por vítimas em acidentes anteriores


O Batalhão de Emergências Ambientais e Resposta a Desastres Naturais (Bemad) tem experiência na atuação de desastres, como os rompimentos das barragens em Brumadinho e Mariana, em Minas Gerais. Há também ação em casos de desmoronamentos de encostas e edificações, em que os militares fazem atividades de planejamento e inteligência, mapeamento estratégico, georreferenciamento e buscas aéreas.
 

Nesta terça-feira (7/2), o número de mortos subiu para 3.381 na Turquia, de acordo com o balanço atualizado pela Autoridade de Gestão de Desastres e Emergências (AFAD).

Na Síria, o terremoto provocou pelo menos 1.509 mortes e deixou 3.548 feridos, segundo os dados divulgados pelo governo e pelos socorristas nas zonas rebeldes.


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)