logo

Jornal Estado de Minas

ZONA DA MATA

Vereador pede afastamento de prefeito de MG que matou mulher atropelada

Tiago Dalpério, prefeito de Tombos, na Zona da Mata de Minas Gerais, é alvo de um pedido de afastamento do cargo após atropelar e matar a funcionária pública Bianca Maria Almeida Florindo, de 28 anos. Ela sofreu um acidente de moto na noite de quarta-feira (1º/2), na RJ-220, entre Porciúncula e Natividade, no estado do Rio de Janeiro. Policiais militares realizavam os primeiros atendimentos na rodovia quando o automóvel conduzido pelo chefe do Executivo passou em alta velocidade e a atingiu.




 
Em requerimento endereçado à presidência da Câmara Municipal de Tombos na última sexta-feira (3/2), o vereador Marcelo Couto Amado (PDT) requer a convocação – com “urgência” – de uma reunião extraordinária para debater o caso. Além disso, ele pede que o prefeito seja afastado do mandato enquanto as investigações a cargo das autoridades policiais estiverem em curso.
No documento, o vereador pontua que “estando ele carro oficial da Prefeitura Municipal de Tombos, de uso exclusivo do chefe do executivo, se faz necessária e apuração e investigação administrativa de tais acontecimentos para melhor elucidação dos fatos”. 

Entenda o caso

Conforme relatado na ocorrência, policiais do 29° Batalhão da PMERJ faziam patrulhamento na RJ-220, quando se depararam com Bianca e a moto dela no chão. Os militares desocuparam a viatura para, posteriormente, retirar a mulher do solo e prestar atendimento. Enquanto conversavam com ela, “veio um veículo em alta velocidade e a atropelou, tomando sentido a Porciúncula”.




 
Ainda segundo a Polícia Militar, “o fato aconteceu tão rápido” e de forma “inesperada” “que a guarnição também quase foi atropelada”. Bianca foi socorrida pelas autoridades, mas não resistiu aos ferimentos.
 
Bianca Maria Almeida Florindo era funcionária da Prefeitura de Porciúncula, que, via assessoria, lamentou a morte. A mulher exercia o cargo de inspetora de alunos na Escola Municipal João Braz desde 2022. Ela deixa uma filha de 4 anos. 
 
Já a Câmara Municipal de Tombos disse que também “se solidariza e manifesta o mais profundo pesar aos familiares” da vítima. Em nota, o Legislativo afirma ter “confiança nas autoridades constituídas à averiguação, apuração e elucidação dos fatos ocorridos”.




Prefeito emite comunicado

Em comunicado emitido no último sábado (4/2), o prefeito destacou que “imediatamente após tomar conhecimento acerca dos fatos, se apresentou espontaneamente perante a autoridade policial competente e prestou esclarecimento sobre os mesmos”.
 
Dalpério completou ressaltando que “permanece à disposição das autoridades policiais a fim de prestar eventuais e quaisquer esclarecimentos necessários para a apuração das causas que provocaram o acidente”.