A nomeação foi publicada na Portaria nº22/2023 da OAB-MG e assinada pela advogada Fernanda Moraes de São José, presidente da Comissão de Direito dos Animais.
Leia Mais
Vereadores de Ipatinga aprovam lei que obriga câmeras dentro de pet shopsApós cão perder olho, abaixo-assinado pede legislação para pet shopsTutor denuncia petshop após morte de cachorro em MinasPreso por maus-tratos homem que levava cadela abaixo de carroceria Vídeo: macaco-prego acorrentado pelo pescoço é resgatado em MinasAmbulância não acessa rua por risco de atolar, e idoso é carregado"Trata-se de uma nomeação simbólica que visa, sobretudo, chamar a atenção da sociedade para o combate aos maus-tratos e para o fato de que objetivar os animais não humanos é uma ideia defasada e inaceitável em um Estado verdadeiramente Democrático de Direito", diz a presidente da Comissão de Direito dos Animais, Fernanda Moraes de São José.
Maus tratos
O animal de estimação ficou conhecido no último ano ao perder um dos olhos por negligência de um pet shop. De acordo com Idamara, ele foi deixado no estabelecimento para banho e tosa, como de costume, mas durante a hospedagem o cachorro teria passado por uma cirurgia sem autorização.
Na época, Idamara disse ao Estado de Minas que estava viajando e Beethoven iria ficar no pet shop, que também funciona como hotelzinho, do dia 20/05 ao dia 23/05. "Deixei-o na sexta-feira, 20 de maio, no pet shop. No sábado, por volta das 11h30, eu recebi uma ligação do médico veterinário que atendeu a urgência do Beethoven, dizendo que ele chegou lá na clínica ensanguentado, com quadro de hemorragia. Foi necessário retirar todo o seu globo ocular", explicou.
Ela também disse que em nenhum momento foi pedida autorização a ela para sedação e cirurgia do animal.