A Justiça determinou o confisco de R$ 80 milhões em bens de dois empresários do ramo atacadista de bebidas em São Tiago, na Região de Campo das Vertentes, por sonegação fiscal. A sentença foi declarada nesta segunda-feira (6/2).
Os comerciantes foram alvo de duas operações de combate à sonegação fiscal ocorridas em 2018 e 2019 pela Receita Estadual em parceria com o Ministério Público de Minas Gerais e a Polícia Civil.
Os empresários foram condenados pela entrada e saída de mercadorias sem nota fiscal, fator descoberto após análise de documentos fiscais, físicos e digitais, apreendidos na empresa.
Segundo a Secretaria da Fazenda do Estado de Minas Gerais, foi descoberto um grande esquema de fornecimento de notas fiscais falsas para diversas empresas, inclusive para a atacadista de bebidas. Demais corporativas também foram investigadas e condenadas a pagar os impostos devidos.
As operações “ Irmandade” (2018) e “Nerd”’ (2019) buscavam combater esquemas de sonegação fiscal e de lavagem de dinheiro. A primeira teve seis alvos na cidade de São Tiago e um em Guarulhos (SP). A segunda foi incentivada após o descobrimento de um aplicativo que facilitava as atitudes fraudulentas das empresas.
*Estagiária sob supervisão