A intensidade das chuvas em Belo Horizonte deve aumentar consideravelmente até esta segunda-feira (13/2). Com o temporal das últimas horas, a previsão da Defesa Civil da cidade é de que as precipitações cheguem a até 80 milímetros.
Leia Mais
Prédio histórico do Hotel São José é demolido em Montes ClarosHomem é morto depois de discussão em partida de baralhoCriança de 2 anos vê pai matar homem supostamente por ciúmesSó nas últimas duas horas, a região Centro-Sul de BH já ultrapassou um terço do volume de chuvas esperado para todo o mês de fevereiro. A média climatológica é de 177,7 mm, e, só neste domingo, choveu 39% do estimado para a região.
Segundo a Defesa Civil, as condições meteorológicas são favoráveis à ocorrência de chuva moderada a forte nas próximas três horas. Mais cedo, o órgão chegou a emitir alerta sobre a possibilidade de chuva de granizo na capital.
Durante a chuva deste domingo, a Rua Professor Moraes, no Bairro Funcionários, ficou alagada até a esquina com a Avenida Getúlio Vargas. Motoristas que passavam pelo local nesta tarde tiveram dificuldade para transitar e dirigiam com cautela.
Risco geológico
Devido ao grande volume de chuvas das últimas horas e a tendência de mais temporais para os próximos dias, BH está sob risco geológico moderado a forte até terça-feira (14/2).
Desde dezembro, a capital mineira segue em constante alerta para deslizamentos e desabamentos em praticamente todas as regionais.
A Defesa Civil pede atenção redobrada da população ao grau de saturação do solo, sinais construtivos e cuidados com quedas de muros, deslizamentos e desabamentos.
Recomendações durante a chuva:
- Redobre a sua atenção! Evite áreas de inundação e não trafegue em ruas sujeitas a alagamentos ou perto de córregos e ribeirões nos momentos de forte chuva.
- Não atravesse ruas alagadas nem deixe crianças brincando nas enxurradas e próximo a córregos.
- Não se abrigue nem estacione veículos debaixo de árvores.
- Atenção especial para áreas de encostas e morros.
- Nunca se aproxime de cabos elétricos rompidos. Ligue imediatamente para CEMIG (116) ou Defesa Civil (199).
- Se notar rachaduras nas paredes das casas ou o surgimento de fendas, depressões ou minas d'água no terreno, avise imediatamente a Defesa Civil.
- Em caso de raios, não permaneça em áreas abertas nem use equipamentos elétricos.