O vídeo com a ação da equipe do Corpo de Bombeiros de Minas Gerais (CBMMG), em conjunto com equipes turcas, foi divulgado nas redes sociais nesta segunda-feira (13/2). Para continuar o resgate, é necessário romper uma estrutura de concreto armado, uma operação que, segundo o porta-voz da missão, Major Heitor Aguiar Mendonça, deve durar algumas horas.
Os mineiros chegaram à Turquia na sexta-feira (10/2), com outras equipes e cargas de medicamentos, mantimentos e equipamentos para resgates enviados pelo Brasil. De acordo com informações do Governo de Minas Gerais, eles receberam das autoridades turcas a sua primeira missão no mesmo dia: buscar uma criança, que poderia estar com vida.
No domingo (12), foi divulgada uma atualização. O porta-voz informou que um trabalho de localização e resgate de vítimas foi concluído com equipes turcas e sérvias, mas que elas foram encontradas sem vida.
O Corpo de Bombeiros está em uma região duramente afetada, com dezenas de prédios desabados. Segundo Heitor, outra equipe internacional achou uma vítima com vida, e ela foi salva. O militar destacou o frio: na noite desse domingo, a temperatura era de -4º negativos.
A equipe é composta pelo Major Heitor Aguiar Mendonça, Tenente Leonan Soares Pereira, Capitão Tiago Silva Costa, Sargento William Lopes Tristão, Sargento Leonardo Costa Pereira e Cabo Vitor Bruno Alves de Oliveira.
Cerca de 37 mil vítimas
Os terremotos na Turquia e Síria deixou pelo menos 37 mil mortos e centenas de milhares sem-teto. Em meio a um rigoroso inverno, a população está sendo abrigada em acampamentos improvisados, enquanto os resgates continuam em centenas de edifícios que ruíram.
A capital de Kahramanmarans foi o epicêntro do terremoto e se tornou também centro da crise humanitária que se alastra pela região, ainda afetada pelas consequências da guerra da Síria.