Está marcada para esta terça-feira (14/02), às 14h30, uma audiência de conciliação entre a Companhia Brasileira de Trens Urbanos (CBTU) e o Sindicato dos Metroviários (Sindimetro-MG), com mediação do Tribunal Regional do Trabalho (TRT-MG) para definir os rumos da greve.
Na sexta-feira (10/2), a categoria anunciou uma paralisação total do serviço, programada para acontecer hoje, às 7h, mas o movimento foi adiado.
Leia Mais
Idoso é preso suspeito de assédio e exploração sexual de funcionáriasHomem é morto com tiros na cabeça em IbiritéCaminhoneiro é preso com R$ 4 milhões em drogas na BR-381Carnaval de BH: entenda como será a distribuição de banheiros químicosDefesa Civil alerta para chuva de até 40 mm em BHBH: profissionais da enfermagem voltam às ruas pelo piso salarialCaso não haja um diálogo aberto, a categoria afirma que os foliões de BH não poderão contar com o metrô durante o Carnaval 2023. "O contrato com a empresa será assinado no dia 10 e ainda não temos nenhum retorno sobre como fica a nossa situação. Não é um movimento contra o governo, nem contra o Carnaval. É pela garantia de emprego dos trabalhadores", afirma Carvalho.
História de paralisações
Os metroviários eram contra a privatização do metrô. Eles questionaram, especialmente, o preço fixado em R$ 19,3 milhões pelo governo no lance inicial. "Além das 35 composições, nós temos 19 estações, quatro subestações de energia, 29 quilômetros de leito ferroviário e as edificações ao longo do trecho. A CBTU está sendo oferecida a preço de banana", avaliou o Sindimetro na ocasião.
Mesmo com as constantes reivindicações da categoria, o leilão aconteceu em 22 de dezembro, quando o metrô de BH foi arrematado por R$ 25.755.111 pela empresa paulista Comporte Participações S/A. O edital prevê a modernização da linha 1 e a criação de uma nova linha.
O investimento projetado, ao logo de 30 anos de concessão, é de R$ 3,7 bilhões. Deste montante, R$ 3,2 bilhões vêm dos cofres públicos, sendo R$ 2,8 bilhões de aporte da União e R$ 440 milhões do estado. O restante fica a cargo da empresa vencedora da licitação.