Jornal Estado de Minas

METRÔ DE BH

Reunião entre metroviários e CBTU é remarcada, e greve segue suspensa

A reunião de dissídio coletivo entre o Sindicato dos Empregados em Transportes Metroviários e Conexos de Minas Gerais (Sindimetro) e a Companhia Brasileira de Trens Urbanos (CBTU) foi adiada, e um novo encontro foi marcado para as 14h30 desta quarta-feira(15/2). O encontro, mediado pelo Tribunal Regional do Trabalho (TRT-MG), nesta terça (14/2), foi mais uma tentativa frustrada de conciliação entre as partes diante de anúncio de greve dos trabalhadores.





A reunião aconteceu para tentar uma conciliação entre as partes, em pé de guerra desde o fim de 2021. Os metroviários anunciaram, na semana passada, uma greve no metrô de Belo Horizonte para começar hoje. O movimento foi adiado diante da marcação da audiência no TRT.

O Sindimetro fará uma assembleia entre os trabalhadores ainda hoje, às 18h, para levar novas reivindicações à audiência e determinar os rumos da greve. Os metroviários pedem garantias de estabilidade no emprego após a privatização do metrô da capital, no fim do ano passado

Entre outras questões, os trabalhadores protestam contra os valores envolvidos na concessão do modal à iniciativa privada e pedem medidas como a realocação dos funcionários em outras unidades da CBTU.






Há cerca de um ano e meio, os metroviários de BH estão em processo intermitente de greves, sem contar com avanços nas negociações. A CBTU alega que não tem responsabilidade sobre o processo de privatização do metrô.

Durante a audiência desta terça, o desembargador Cesar Pereira da Silva Machado Junior recordou o histórico de impasse entre as partes e ressaltou a possibilidade de que a reunião seja mais um evento sem resultados efetivos.

“Já tivemos essa situação várias vezes. Não se chegou a uma conciliação, a liminar surgiu, foi deferida, o sindicato não cumpriu e foi multado. A população perdeu, o sindicato perdeu, a CBTU perdeu. Vamos dançar a mesma música ou vamos fazer uma variação aqui?”, disse o magistrado.

CBTU


Em nota a CBTU informa que o metrô funcionará hoje até as 20h com trens operando em intervalos de 25 minutos. A companhia afirma ainda que foram contratados 80 funcionários terceirizados para atender os usuários do transporte durante o carnaval, até 26 de fevereiro.

Segundo a CBTU, as contratações foram acordadas com o sindicato da categoria em reunião na última sexta-feira (10/2). Na mesma ocasião foi definida a compensação de dias de greve de dezembro para os empregados que trabalharem durante o carnaval.