A prefeitura de Belo Horizonte (PBH) vai mandar cercar o terreno do Parque Goiânia, entre as ruas Vera Lucia Pereira e Elias Galeppe Farah, no Bairro Goiânia, Região Nordeste da capital. Mesmo sem cercamento, o espaço é fechado para a visitação pública, mas o abandono fez com que fosse tomado por uma vegetação alta e usado como depósito de lixo e entulho por quem passa pela região.
Leia Mais
Carnaval de BH: entenda como será a distribuição de banheiros químicosNovos registros de armas de fogo caem 79,4% em Minas Gerais em janeiroDefesa Civil alerta para chuva de até 40 mm em BHTrês toneladas de lixo foram retiradas da Praça Sete em quatro diasCom horário ampliado, Parque Municipal de BH terá reforço na segurançaVídeo: chuva forte atinge bairro Glória, em BHMarcela Júlia, de 22 anos, mora no Bairro Goiânia há três anos e conta que o local faz parte da rota até sua casa. A jovem observa que o entorno do parque acabou se tornando um local perigoso para se transitar. “Tem bastante mato e bicho, sendo que a rua já não é muito movimentada”, disse.
Com uma área de 13.700m², o Parque Goiânia está inserido na microbacia do Onça e na bacia Gorduras. Para Marcela, o cercamento é uma ótima solução para sanar os problemas. “É muito bom, porque o lixo incomoda muito, e o pessoal continua jogando entulho e piorando a situação. É uma questão de bom senso também”, ressalta a moradora.
Urbanização do espaço
A Secretaria Municipal de Obras e Infraestrutura (Smobi) publicou no "Diário Oficial do Município" (DOM), em 21 de janeiro, um extrato de contrato da empreiteira que vai realizar as obras no Parque Goiânia. A Construtura Campos e Filhos LTDA foi contratada por um valor de R$ 649 mil para realizar o cercamento e urbanização da área verde.
As obras devem começar em março, e o prazo de execução dos serviços foi fixado em 90 dias, sendo que o contrato dura 240 dias. Na descrição da planilha orçamentária está descrito como serviços a serem prestados o cercamento, construção de passeio e área de convivência no parque.
O site da PBH ainda informa que a Fundação de Parques Municipais e Zoobotânica está elaborando levantamentos científicos sobre a fauna e flora existentes no local.
Confira abaixo a nota da PBH
"A Superintendência de Desenvolvimento da Capital (Sudecap) informou que o projeto que prevê o cercamento e urbanização do Parque Goiânia está homologado e a previsão para o início das obras é ainda neste primeiro semestre de 2023. O objetivo da obra é atender a demanda da comunidade da região, com o intuito de assegurar um ambiente bem estruturado, capaz de oferecer o uso público da área, a socialização dos usuários e o lazer.
Estão previstos no escopo da obra o cercamento do parque e urbanização de trecho, com construção de área de convivência, plantio de árvores no interior do parque, recomposição de escada de acesso e obras complementares."