A prefeitura de Leopoldina divulgou no Diário Oficial do Município, nesta segunda-feira (13/02), algumas normas para o carnaval da cidade. Entre elas, está proibida a venda de espetinhos e de bebidas em garrafas. A medida visa trazer mais segurança para os foliões.
“Fica proibida a venda de bebidas alcoólicas em garrafas de vidro, bem como a comercialização de alimentos em espeto de madeira ou outro material perfurocortante, em barracas, trailers, quiosques, veículos de qualquer espécie, motorizados ou não, situados em ruas, praças ou passeios públicos e em terrenos particulares”, diz trecho do decreto 5.174, que atualiza o decreto 2.346/2005 que dispunha sobre medidas de segurança no período do carnaval.
Leia Mais
Mãe compra droga e pede para ser presa pela PM para ter auxílio-reclusãoHomem invade casa de ex-marido da companheira e é morto a facadasAcidente com van escolar em Santa Luzia deixa 15 crianças feridas Golpistas se passam por fisioterapeutas e coletam dados de pessoas em MinasPassos supera BH em número de casos prováveis de dengueCatuçaí: bebida tradicional no carnaval de BH viralizaO decreto também estabelece que o estabelecimento que desrespeitar a regra será multado pela prefeitura.
“Ficam os estabelecimentos comerciais infratores sujeitos ao exercício do poder de polícia do Município, bem como às sanções previstas em lei, e a multas de 158 (cento e cinquenta e oito) UFLs (Unidades Fiscais de Leopoldina) na primeira ocorrência, de 237 (duzentos e trinta e sete) UFls na segunda ocorrência, e, na terceira, recolhimento e apreensão das mercadorias a que se refere o art. 1° deste Decreto, que somente serão liberadas após o pagamento de multa de 8 (oito) UFLs por cada dia de depósito, sendo que após 30 (trinta) dias sem manifestação de interesse as mercadorias serão revertidas ao Patrimônio Municipal”, informou o decreto.
A prefeitura não informou qual o valor de uma UFL.
Outras medidas de segurança
A prefeitura de Leopoldina também publicou outro decreto relacionado ao carnaval na cidade. O decreto 5.176 determina quais ruas ficarão fechadas, ou parcialmente interditadas, durante as festas na cidade, programadas entre os dias 15 a 22 de fevereiro.
Ficarão fechadas as ruas:
- Rua Francisco Andrade Bastos;
- Rua Vinte Sete de Abril
- Esquina da Rua José Peres com a Praça Félix Martins até o Posto V8;
- Avenida Getúlio Vargas: da Loteria até o Posto
Também fica proibida a entrada de caminhões e ônibus na Avenida Jehu Pinto de Faria. Os veículos devem se dirigir ao Portal, no Trevo Norte, para acessar a cidade.
Os veículos que desrespeitarem o decreto podem ser guinchados.
Programação do carnaval
Pelas redes sociais, a prefeitura de Leopoldina divulgou a programação oficial do carnaval da cidade. Os principais blocos estão previstos para desfilarem entre o próximo sábado (18/02) e terça-feira (21/02).