O Carnaval é um momento de alegria e diversão para muitas pessoas, mas nem sempre são estes sentimentos presentes, como qualquer evento que envolve multidões, podem acontecer contratempos que deixarão dores de cabeça à você durante a folia.
Para evitar inconvenientes no Carnaval, as polícias Militar e Civil está dando dicas aos foliões que têm a intenção de curtir a festa carnavalesca sem nenhum problema.
CONFIRA AS DICAS DAS POLÍCIAS PARA O CARNAVAL:
- Evite a exposição do aparelho em locais de grande movimento. Se precisar atender uma chamada ou acessar as mídias sociais, procure um local mais protegido. Seja rápido e discreto.
- Ao transitar em lugares de grande aglomeração, fique atento a esbarrões e empurrões.
- Insira você mesmo o cartão na maquininha, se atente ao valor e verifique se está certo.
- Ao utilizar aplicativos de transporte, cheque antes as informações do motorista e do carro, compartilhe a corrida com os seus contatos de confiança e ao fim verifique se a viagem foi finalizada.
- Apalpar, encoxar ou apertar é crime e se chama Importunação Sexual! É a prática de ato libidinoso contra alguém e sem sua anuência, com o objetivo de satisfazer a própria lascívia ou a de terceiro. Não se cale! Denuncie!
- Digite *#06# no seu celular, que o número de série aparecerá no visor. De posse deste número a PMMG poderá, no ato de apreensões e/ou abordagens a pessoas suspeitas, identificar a origem dos aparelhos e, constatando-se irregularidades, fazer a prisão de autores pelo crime de receptação.
VOCÊ ESTARÁ MAIS SEGURO SE:
- Evitar brigas e confusões. Caso veja alguma, procure um local seguro e distante.
- Leve somente o necessário. Procure não sair com itens de valor e com cartões de limites muito altos.
- Carregue seus pertences de forma firme, de preferência próximo ao corpo. Evite deixar dinheiro, carteira ou celular nos bolsos ou em locais de fácil acesso.
- Doleiras e pochetes são ótimas medidas contra roubos.
- Jamais reagir a um assalto, entregue o que a pessoa pedir. Procure memorizar os traços, sinais particulares e roupas dos infratores, repassando as informações para a Polícia.
SEU VEÍCULO ESTARÁ MAIS PROTEGIDO SE VOCÊ:
- Estacionar em locais iluminados e movimentados.
- Manter os vidros fechados, portas travadas e alarme acionado.
- Não dar carona a desconhecidos.
- Não deixar objetos à vista.
Mapa dos blocos de BH
Baixe o mapa dos blocos de carnaval de BH para acompanhar as centenas de desfiles grátis nas ruas da capital mineira. O mapa interativo dos blocos é atualizado diariamente com o roteiro e agenda dos desfiles dos blocos.Programação do carnaval de BH dia a dia:
- Pré-carnaval: programação dos blocos de rua de BH
- Programação dos blocos de rua de BH: 17/2 (sexta-feira)
- Programação dos blocos de rua de BH: 18/2 (sábado)
- Programação dos blocos de rua de BH: 19/2 (domingo)
- Programação dos blocos de rua de BH: 20/2 (segunda-feira)
- Programação dos blocos de rua de BH: 21/2 (terça-feira)
- Programação dos blocos de rua de BH: 22/2 (quarta-feira)
- Pós-carnaval: programação dos blocos de rua de BH
O CarnaUai
Neste carnaval histórico, o primeiro após dois anos de suspensão devido à pandemia de COVID-19, o Portal UAI e o Estado de Minas terão mais uma vez uma cobertura especial dos blocos de rua em Belo Horizonte. Acompanhe a cobertura completa do carnaval de BH na página do Carnauai.
Quando começa o carnaval 2023?
Os quatro dias tradicionais de carnaval no Brasil este ano começam na sexta-feira (17/2) e vão até terça-feira (21/2), sem contar a quarta-feira de Cinzas (22/2), que em algumas cidades tem ao menos metade do dia incluído como feriado. Bloquinhos, no entanto, já começaram os pré-carnavais e ensaios abertos ao público e alguns geralmente ultrapassam esse período.
Carnaval é feriado?
Não, de acordo com a Lei 9.093/1995, que trata dos feriados oficiais, são reconhecidos como feriados aqueles declarados em leis estaduais ou federal. Em todo o Brasil, somente o estado do Rio de Janeiro considera o período de carnaval um feriado, e nem todo município ou estado considera a data como feriado. Em outros lugares o carnaval é um ponto facultativo.*estagiário sob supervisão