Com um carnaval com fortes previsões de chuva, a Defesa Civil irá reforçar as medidas de segurança que devem ser adotadas durante chuvas, temporais e outros fenômenos meteorológicos, via SMS, para usuários cadastrados.
Leia Mais
Chuva inunda acesso a Macacos, distrito de Nova LimaBH tem previsão de mais chuva durante toda a quinta-feira (16)Homem suspeito de estuprar a neta de 4 anos é preso em MinasFunk, inclusão e cerveja no carnaval de BH é tema de podcast do Portal UaiTransexual é presa suspeita de injúria racial contra policial de MinasA intenção é promover aos foliões a segurança durante as festividades carnavalescas e o acesso à informação de forma mais facilitada.
De acordo com o subsecretário de Proteção e Defesa Civil de Belo Horizonte, coronel Waldir Figueiredo, o envio dos alertas durante o carnaval vai ajudar a reforçar uma cultura de prevenção, percepção do risco e adoção de medidas de proteção por parte da população.
Segundo a entidade, é importante estar atento para ruas alagadas e encostas de morros, evitando, se possível, a proximidade com esses locais. Não se abrigar nem estacionar veículos embaixo de árvores também.
Deve-se estar atento também para os riscos geológicos. Trincas nas paredes, portas e janelas emperrando, surgimento de empoçamento de água no quintal e outros sinais podem indicar deslizamento de terra. A indicação, nesse caso, é sair imediatamente do imóvel e entrar em contato com a Defesa Civil (199) ou com o Corpo de Bombeiros (193).
Os foliões podem receber os alertas de risco de chuvas fortes, granizo, tempestades, vendavais, alagamentos, risco de deslizamentos de terra e outros fenômenos meteorológicos por SMS. Para se cadastrar, basta enviar uma mensagem de texto com o CEP da sua rua para o número 40199 e uma mensagem de confirmação será enviada na sequência. O serviço não tem custo.
Também é possível realizar o acompanhamento através das redes sociais (@defesacivilbh)
*Estagiária sob supervisão