Foliões que tiverem o celular roubado ou furtado durante o Carnaval em Minas Gerais poderão contar com um serviço para bloquear o aparelho. A Central de Bloqueio de Celulares do Estado de Minas Gerais (Cbloc), da Secretaria de Estado de Justiça e Segurança Pública (Sejusp), facilita a desativação dos telefones e visa diminuir o valor de mercado dos itens.
Leia Mais
Carnaval de BH: Copasa vai distribuir água fresca em cinco pontos da cidadeCarnaval de BH: veja o que abre e o que fecha durante os dias de foliaCarnaval de BH: prefeitura altera trânsito no entorno da rodoviáriaCinco milhões de foliões? Saiba como é feito o cálculo da Prefeitura de BHTroca na direção do Odilon Behrens gera atrito entre servidores e PBHCidades históricas de Minas Gerais têm atrações para o carnaval infantilCaso o telefone seja recuperado por autoridades policiais, o proprietário será informado e orientado a comparecer a uma unidade policial para a retirada. No momento do resgate do celular, é feito também o desbloqueio.
A Cbloc foi criada em julho de 2018 e já inutilizou mais de 34 mil celulares roubados no estado. Segundo a Sejusp, o bloqueio contribui para a redução de crimes, porque diminui o valor de mercado na comercialização dos telefones roubados. Além disso, a ação protege os dados pessoais das vítimas.