Uma explosão de calor – e com muito sol – começa a tomar forma partir da próxima semana de carnaval em Belo Horizonte, mas há alta probabilidade de pancadas de chuva, espaçadas ao longo do dia, até terça-feira (21/2). Apesar do prognóstico positivo para os amantes da folia, o meteorologista da Climatempo, Ruibran dos Reis, diz que mais temporais são esperados neste sábado (18/2).
Leia Mais
Chuvas deixam distrito de Casa Branca sem luz por dois diasCidades históricas de Minas Gerais têm atrações para o carnaval infantilAlagamento causa interdição em trecho da BR-040; veja Defesa Civil de BH alerta para chuvas neste domingo e segunda de CarnavalCarnaval sem perrengue: dicas de segurança viralizam nas redes sociaisDe modo geral, conforme aponta o meteorologista, a partir de domingo (19/2), a tendência é que, gradativamente, até o fim do carnaval, no dia 26, a chuva fique cada vez menos frequente. Na contramão, o sol deve ir se firmando, sendo que as temperaturas vão oscilar de 19ºC a 29ºC.
A edição deste ano do carnaval de Belo Horizonte deve ter público estimado de 5 milhões de pessoas, conforme dados do Executivo municipal. Na última edição, realizada em 2020, a festa teve 4,45 milhões de foliões circulando na cidade.
Fortes tempestades também são previstas para as cidades da Zona da Mata mineira e do Sul do estado. “Deve haver um grande volume de chuva neste sábado para essas regiões. Existe baixa probabilidade de queda de granizo, mas, caso aconteça, não é nada que possa causar grandes prejuízos à população”, avalia Ruibran.
Chuva intensa em BH nas regiões Leste e Nordeste nesta sexta
Na tarde desta sexta-feira (17/2), as regiões Leste e Nordeste de Belo Horizonte registraram mais de 50mm de acumulado de chuva, segundo dados da Defesa Civil da capital. Nesse sentido, das 15h30 às 16h30, a precipitação na Regional Leste correspondeu a 33,4 % do esperado para todo o mês de fevereiro. A média climatológica do mês é de 177,7 mm.