A falta de acessibilidade não impediu uma foliã cadeirante de curtir o desfile do bloco Axé nas Gerais, no Bairro Santa Amélia, na Região da Pampulha, neste sábado (18/02). Porém, Cláudia Andrade afirma que insiste em participar, mesmo com a falta de estrutura, por amor ao carnaval.
“Infelizmente não tem vaga para PcD (pessoa com deficiência), o passeio é horrível e eu tenho que andar na rua. Acessibilidade é zero, eu venho mais é por amar o carnaval”, conta a cadeirante.
Ela precisa da ajuda de uma amiga, Vivian Teles, para auxiliá-la em áreas que não consegue andar sozinha com a cadeira, como subidas.
“Nem os banheiros dos bares, que já frequentei muitos por aqui, são acessíveis. Todos são muito estreitos”, comenta Vivian.
A reportagem do Estado de Minas esteve no local e, nas proximidades do desfile, não encontrou vaga para cadeirantes, as ruas não têm rampas e os banheiros - químico e de estabelecimentos - não são acessíveis.
Havia apenas um banheiro químico para PcD no bloco, mas não havia rampa para acesso a ele. Com isso, cadeirantes precisam de ajuda para levantar a cadeira e ter acesso às cabines.
Mapa dos blocos de BH
Baixe o mapa dos blocos de carnaval de BH para acompanhar as centenas de desfiles grátis nas ruas da capital mineira. O mapa interativo dos blocos é atualizado diariamente com o roteiro e agenda dos desfiles dos blocos.Programação do carnaval de BH dia a dia:
- Programação dos blocos de rua de BH: 18/2 (sábado)
- Programação dos blocos de rua de BH: 19/2 (domingo)
- Programação dos blocos de rua de BH: 20/2 (segunda-feira)
- Programação dos blocos de rua de BH: 21/2 (terça-feira)
- Programação dos blocos de rua de BH: 22/2 (quarta-feira)
- Pós-carnaval: programação dos blocos de rua de BH
O CarnaUai
Neste carnaval histórico, o primeiro após dois anos de suspensão devido à pandemia de COVID-19, o Portal UAI e o Estado de Minas terão mais uma vez uma cobertura especial dos blocos de rua em Belo Horizonte. Acompanhe a cobertura completa do carnaval de BH na página do Carnauai.