As fortes chuvas que atingiram São Paulo entre sábado (18/2) e a manhã deste domingo (19/2) não devem chegar a Minas Gerais na mesma intensidade. De acordo com o meteorologista do Climatempo Ruibran dos Reis, o volume de chuva no litoral norte paulista foi um evento "atípico" e estava previsto.
Leia Mais
Carnaval de BH: Leitores do EM reclamam de alterações no trânsito da cidadeQueda de helicóptero preocupa dono de terreno, que teme 'tragédia'Carnaval de BH: SLU recolhe 133 toneladas de lixo no primeiro dia de foliaTiroteio em bloco mata mulher e criança e deixa 19 feridosJovem é morto a facadas em festa de Carnaval em Juiz de ForaBloco de Carnaval termina em tiroteio, morte e feridosPUC x PUC MG: provocações não tiram a animação dos blocosFilarmônica de Minas Gerais se rende ao samba do 'Queixinho'Chuva em SP
De acordo com o meteorologista, já estava prevista uma frente fria para o litoral de São Paulo. Contudo, Ruibran explica que o volume de chuva foi acima do esperado.
"O que está acontecendo em São Paulo nós já estávamos prevendo. Uma frente fria que ia chegar ontem , no litoral de São Paulo, e ia causar fortes chuvas de sábado para domingo, principalmente na madrugada de hoje", explica.
"Nós tivemos em Bertioga uma precipitação de aproximadamente 651mm em 24 horas, isso equivale a quase o dobro de toda a precipitação esperada para todo o mês de fevereiro", afirma o especialista. De acordo com Ruibran, a média do mês de fevereiro para a região é de 347mm.
Para o meteorologista a situação é "atípica". "Eu, pessoalmente, nunca vi uma precipitação dessas em toda a história em menos de 24 horas aqui no Brasil", diz.
O que causou a chuva em SP?
Segundo Ruibran, a frente fria que provocou os temporais em São Paulo deve ficar parcialmente 'estacionada' no estado durante toda a semana.
"A frente fria chegou no litoral de São Paulo, e, com a descida do ar quente, principalmente vindo da Amazônia, grandes temporais se formaram. Estava previsto", reforça o meteorologista.
Quais os impactos da chuva em Minas?
Para a Região Metropolitana de Belo Horizonte, no Sul e Oeste de Minas, Triângulo Mineiro e Zona da Mata estão previstas pancadas de chuvas isoladas ao longo da semana, de acordo com o especialista.
"Nada significativo igual a São Paulo. A partir de quinta-feira , essa frente fria avança para o litoral do Rio de Janeiro e devemos ter 'pancadões'. Chuvas isoladas, típicas da época do ano", explica.
"Quando o sistema chegar até Minas, chega com fraca intensidade. A partir de amanhã já não há esse risco de grandes temporais em São Paulo, mais chuvas isoladas, típicas da época do ano. A 'chuvarada' esperada para o litoral foi essa de ontem para hoje, com volume bastante elevado", completa.