(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas CarnaUai

Banheiros químicos são alvo de reclamações

Mau cheiro, falta de higienização, pouca quantidade e má distribuição das cabines são críticas recorrentes dos foliões que estão se divertindo nos blocos de BH


21/02/2023 04:00 - atualizado 21/02/2023 07:03

Filas enormes em frente aos banheiros têm sido uma constante em várias regiões da cidade
Filas enormes em frente aos banheiros têm sido uma constante em várias regiões da cidade (foto: Edésio Ferreira/EM/D.A Press)

 

Os banheiros químicos vêm sendo alvo de diversas reclamações dos foliões que acompanham os blocos do carnaval de Belo Horizonte. A quantidade de cabines, a má distribuição ao longo dos trajetos e a falta de limpeza foram algumas das críticas mais recorrentes. 

 

"Eu acho que não está tendo banheiro suficiente para o tanto de gente", disse Eden Farias de Barros, de 27 anos, que prosseguiu afirmando que o maior problema "é a questão da higienização". As pessoas que chegaram cedo nos blocos comentaram que, ainda pela manhã, encontraram os locais limpos, mas, ao longo do dia, com a falta de manutenção, a situação foi piorando.

Vanilse Cardoso, de 50, contou que ao chegar ao Baianas Ozadas, às 10h, foi ao banheiro e "na hora, tava limpinho". Já o jovem Pedro Henrique Gonçalves, de 18, apontou que na região da "Savassi os banheiros estão bem tranquilos, bem higienizados e cheirosos. Já os da área central e do Santa Efigênia estão deixando a desejar".

 

Os amigos Ana Carolina Felipe, Victor Melo, Rian Oliveira, Ana Carolina Ribeiro e Ana Carolina Jeanmond reclamaram que, apesar de o bloco contar com uma boa quantidade de banheiros químicos, "o cheiro fica insuportável". O grupo afirmou que em outros locais a quantidade de cabines não era suficiente. "Perto do Parque Municipal tem poucos (sanitários)", lamentaram os jovens.

 

Nos dias anteriores, algumas pessoas que acompanhavam o cortejo se queixaram de que os sanitários estavam concentrados no início e no final do itinerário dos blocos. A Prefeitura de Belo Horizonte informou ter disponibilizado 1.923 cabines sanitárias para os 68 blocos que desfilaram oficialmente pelas ruas da cidade.

 

A reportagem do Estado de Minas flagrou várias pessoas utilizando a rua, seja em muros, árvores ou atrás de veículos, para fazer suas necessidades. Alguns comerciantes e até moradores aproveitaram para cobrar de R$ 5 a R$ 10 pelo uso do banheiro.

SEGURANÇA

O balanço parcial da Polícia Militar de Minas Gerais é positivo sobre a segurança do evento em BH até o momento. Embora casos específicos de crimes violentos tenham começado a ganhar os noticiários durante a festa, a análise é que o treinamento feito está rendendo frutos de poucas ocorrências graves, especialmente na capital. 

 

No domingo (19/2), dois jovens morreram após brigas em Juiz de Fora e Senador Firmino, ambas na Zona da Mata mineira. Em Barroso, na região do Campo das Vertentes, a folia foi cancelada após um tiroteio. 

 

Mesmo com casos extremos, a PM avalia positivamente o trabalho feito até aqui. O balanço estatístico do carnaval será produzido ao fim da folia, mas o chefe do Centro de Jornalismo da Polícia Militar de Minas Gerais, tenente-coronel Flávio Santiago, aponta que o planejamento realizado para o evento tem coibido crimes e confusões, especialmente em locais com grandes aglomerações, como em BH.

METRÔ

metrô de Belo Horizonte não volta a funcionar até o fim do carnaval. A greve continua, pelo menos, até a quarta-feira de cinzas (22/2), quando uma nova assembleia deve definir os rumos do movimento. A decisão foi tomada em assembleia realizada pelo Sindicato dos Empregados em Transportes Metroviários e Conexos de Minas Gerais (Sindimetro), na manhã de segunda-feira (20/2). Desde a última quarta-feira (15/2), as estações do metrô estão fechadas e impactando o deslocamento pela cidade.

 

 

*Estagiário sob supervisão da editora Ellen Cristie 


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)