(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas SERRA DA PIEDADE

Santuário da padroeira de Minas, em Caeté, reabre portas nesta quarta (22)

Imagem de Nossa Senhora da Piedade só volta ao altar no fim de fevereiro, quando terminar trabalho de remoção de cupins


22/02/2023 11:24 - atualizado 22/02/2023 12:14

Uma igreja de cor branca com duas torres de listras amarelas, na ponta um telhado de cor marrom. Céu azul totalmente limpo
o Santuário Basílica Nossa Senhora da Piedade foi reaberto hoje para visitas (foto: Juarez Rodrigues/EM/D.A Press. Brasil.)

A quarta-feira de cinzas (22) marca o início da quaresma e traz uma boa notícia para os católicos, peregrinos, turistas e todos os interessados em conhecer um dos maiores patrimônios de Minas. Com missa celebrada pelo arcebispo metropolitano de Belo Horizonte, dom Walmor Oliveira de Azevedo, foi reaberto, nesta manhã, o Santuário Basílica Nossa Senhora da Piedade, no topo da Serra da Piedade, em Caeté, na Região Metropolitana de Belo Horizonte.

O complexo cultural, histórico, paisagístico e ambiental da Serra da Piedade, vinculado à Arquidiocese de BH, estava fechado desde 15 de outubro. O local recebe anualmente cerca de 500 mil pessoas, sendo um mais procurados, no estado, por brasileiros e estrangeiros.

Durante a celebração desta manhã na Serra da Piedade, dom Walmor, presidente da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), destacou o tema “Fraternidade e Fome” e o lema “Dai-lhes vós mesmos de comer” (Mt 14,16) da Campanha da Fraternidade 2023, promovida pela CNBB, e conclamou os brasileiros para que sigam os ensinamentos de Jesus. “É inadmissível que um país como o Brasil, com tantos recursos, celeiro do mundo e grande exportador de alimentos, tenha cerca de 30 milhões de pessoas vivendo em insegurança alimentar. Ninguém pode ficar indiferente a essa realidade”, afirmou o arcebispo de BH.    

Também nesta quarta-feira, dom Walmor preside a celebração eucarística das 19h30, na Catedral Cristo Rei, no Bairro Juliana, na Região Norte da capital. 
 
Um padre em cima do altar celebrando a missa. Sua roupa é branca e de cor roxa. Muitos cruzes e um arquitetura colonial com muitos detalhes podem ser vista no altar
Arcebispo de BH e presidente da CNBB, dom Walmor pediu que fiéis ajudem na campanha contra a fome. (foto: Arquidiocese de Belo Horizonte/Divulgação)
 
Durante a missa, a imagem de Nossa Senhora da Piedade não estava no altar. A explicação, de acordo com a Arquidiocese de BH, é que a escultura da padroeira de Minas, obra atribuída a Antônio Francisco Lisboa, o Aleijadinho (1738-1814), só retornará no final do mês ao altar da antiga ermida do século 18, considerada a menor basílica do mundo. Desde dezembro, a peça sacra passa por um criterioso processo de desinfestação juntamente com dois degraus do retábulo, nos quais foi identificada a presença de cupins, exigindo providências urgentes.

Os agendamentos para visitação ao Santuário Basílica Nossa Senhora da Piedade – Padroeira de Minas Gerais – Serra da Piedade estavam temporariamente suspensos para execução de obras de segurança no maciço rochoso. As intervenções preventivas, de segurança, “alcançaram avanços importantes o que permitiu ao santuário estar de portas abertas para receber novamente todos os seus filhos e filhas”, informa a arquidiocese em nota.

A equipe técnica que monitora as condições geológicas da Serra da Piedade identificou fissuras em uma das rochas, localizadas próximas ao caminho que leva ao ponto mais alto do maciço. Assim, a medida foi tomada por prudência, buscando garantir ainda mais segurança para peregrinos e turistas. 

CELEBRAÇÕES

As missas e demais celebrações do primeiro dia da quaresma, a quarta-feira de cinzas, na Casa da Mãe Piedade podem ser acompanhadas pelos fiéis, às 15h, também pela TV Horizonte – canal 30 HDTV, Canal Mãe Piedade, Instagram Mãe Piedade e Rádio América – AM 750. “Celebre conosco esse momento tão especial para os cristãos, que marca o início de um tempo penitencial e de conversão”, convida o clero.

SERVIÇO

As informações sobre agendamento de visita à Serra da Piedade estão no site. Para entrada, o interessado precisa contribuir com o valor de preservação – R$ 10.


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)