A Prefeitura de Ribeirão Vermelho, no Sul de Minas, decretou situação de Emergência na Saúde, na quarta-feira (22), após 27 casos da doença serem confirmados na cidade. O número é considerado um aumento, segundo a gestão municipal.
Leia Mais
Servidoras da prefeitura de Sete Lagoas morrem atropeladas por carretaProfessora entrega criança de 3 anos a van escolar sem permissão da mãeCrianças abandonadas dentro de casa em BH seguem hospitalizadasHomem morre com suspeita de dengue hemorrágica no interior de MinasPolícia queima quatro toneladas de maconha em UberlândiaCrianças abandonadas em BH têm duas irmãs mais novas em abrigoPresos aplicam golpe dos nudes e podem ir para segurança máxima em MinasGreve dos metroviários: CBTU alega prejuízo de R$ 6 milhõesA medida foi informada pelo prefeito Welder Pereira em um vídeo publicado nas redes sociais. Na live, o gestor justificou a ação devido ao surto da doença que atinge o município.
De acordo com o decreto, Ribeirão Vermelho está classificado na fase alta do Plano de Contingência, segundo os últimos boletins epidemiológicos da Secretaria Regional de Saúde de Varginha.
Além dos 27 casos de dengue, outros 4 de chikungunya foram detectados. No documento, a prefeitura enfatiza que o número de agentes de endemias a serviço do município não é o suficiente para atender a grande demanda.
O decreto facilitará a compra de produtos para realizar ações de combate ao mosquito Aedes aegypti, transmissor da doença, como o fumacê que, segundo o prefeito, estaria em falta no estado. Além disso, deve ajudar na contratação emergencial de agentes de saúde.
A medida entrou em vigor ainda na quarta-feira e deve durar 180 dias, a princípio.