A Polícia Civil de Minas Gerais (PCMG) resgatou 23 aranhas silvestres nessa terça-feira (28/2) ao cumprir mandado de busca e apreensão em Belo Horizonte e Ribeirão das Neves, na região metropolitana.
Durante a Operação Laracna, um homem de 28 anos e uma mulher, de 26, foram presos em flagrante enquanto transportavam os animais. Eles foram conduzidos à delegacia onde prestaram esclarecimentos. Após assinar um termo de compromisso para comparecer à Justiça foram liberados.
Os suspeitos poderão sofrer sanções penais e administrativas por condutas e atividades lesivas ao meio ambiente, crime previsto na Lei 9.605/98.
Além das aranhas, celulares também foram apreendidos e serão usados para investigações futuras. A operação foi deflagrada para combater o comércio ilegal de animais silvestres nativos e exóticos.
Investigação
As investigações se iniciaram em 19 de julho do ano passado, por meio da Delegacia Especializada em Investigação de Crime Contra a Fauna, quando a equipe da Polícia Civil tomou conhecimento de que animais silvestres nativos e exóticos vendidos em Belo Horizonte seriam transportados para São Paulo e Paraná.