Os casos de COVID-19 aumentaram 175% em Belo Horizonte após o carnaval, segundo dados divulgados no boletim epidemiológico da prefeitura da capital (PBH). Apesar do crescimento da positividade, os atendimentos nas unidades de saúde e internações não acompanharam essa crescente.
Leia Mais
COVID: testes positivos no carnaval de BH aumentaram apenas de 5% para 7%COVID-19: PBH diz que mudou público da vacina bivalente por falta de dosesBH prorroga vacinação contra meningite C até 30 de abril; veja locais BH amplia vacinação infantil contra a COVID-19; saiba maisVacinação bivalente de idosos com 70 anos ou mais começa hoje (6) em BHMuseu da Cachaça de Salinas é fechado para reformasBH tem máxima de 31ºC e chance de chuva isoladaCriança com síndrome de Down leva 23 mordidas em creche de MinasSuspeito de extrair 90t de minério em área de preservação é preso em MinasDe acordo com o infectologista Carlos Starling, os dados sugerem um aumento importante de casos, mas ele ressalta que, apesar disso, não tem observado elevação das internações na mesma proporção.
Starling também deu orientações à população, referentes a esse aumento. “O vírus continua circulando de forma intensa e a transmissão acelerou durante os períodos de aglomeração do carnaval. Atualizar a vacinação é fundamental. Pessoas vulneráveis devem evitar aglomerações e se isso não for possível, usar máscaras nesses ambientes aglomerados”, afirmou.
Em nota, a PBH confirma o crescimento da positividade, mas ressaltou que o número de internações e atendimentos não subiu.
“A Prefeitura de Belo Horizonte esclarece que o Boletim COVID 571 aponta um aumento da transmissão (incidência de novos casos), além da positividade dos exames realizados nos equipamentos municipais. A PBH ressalta ainda a ausência de gravidade clínica dos casos notificados e que não houve registro, até o momento, do aumento de atendimento pela COVID-19 nas unidades de saúde.”