(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas DETENTOS

Familiares denunciam morte de detento e doenças no Presídio de Passos

Uma mãe, que não quis se identificar, disse que um detento morreu há cerca de 20 dias na cela. Sejusp diz que caso de tuberculose foi apenas um, em tratamento


06/03/2023 14:25 - atualizado 06/03/2023 15:13
432

Presídio do Aclimação tem sido alvo constante de reclamação
Presídio do Aclimação tem sido alvo constante de reclamação (foto: Acervo - Folha da Manhã)
Mães, pais e mulheres de detentos reclamam das condições e do tratamento no Presídio do Aclimação, em Passos, Sudoeste de Minas. Eles denunciam doenças, falta de medicamentos e atraso para visitas.

Uma mãe, que não quis se identificar, disse que um detento morreu há cerca de 20 dias na cela.“Meu filho está tossindo, pediu xarope através do advogado, e a gente fica preocupada”, disse, afirmando que os remédios estão em falta no presídio.
 
“Poderia haver um isolamento dos doentes”, queixa-se. Ela disse que estava programada uma manifestação no Fórum de Passos, mas liberaram a visita íntima.

Um pai, que também não quis se identificar, reclama do atraso nas visitas. "Parece que fazem por pirraça, a gente chega lá pelas 11h, às vezes entramos às 15h. A visita termina às 16h. Quando é de manhã, a gente entra às 10h para acabar às 11h. Eles enrolam demais no procedimento, falam que não têm agentes penitenciários, mas não é isso: a gente vê que tem 5, 6 lá ”, conta.


Outra mãe, que também preferiu o anonimato, reclama da quantidade de comida oferecida no presídio.  Segundo ela, são 400 g de comida no almoço e 400 g no jantar. “Tem preso que está comendo até as cascas de banana para não passar fome", conta.

“O ambiente do Presídio é insalubre, muito mofo, pouco arejado, o que contribui para o surgimento de doenças", reclama outro.

Sejusp


Por meio da assessoria de Comunicação, a Secretaria de Estado de Justiça e Segurança Pública (Sejusp) afirma que não procedem as informações.

“A Secretaria de Estado de Justiça e Segurança Pública (Sejusp) informa que em 2023 o Presídio de Passos teve, até o momento, um óbito de detento e que possui como causa falência de múltiplos órgãos e sistemas, choque séptico com foco pulmonar e choque refratário". 

Em relação aos casos de tuberculose, "a unidade teve apenas um caso, que ainda está em tratamento".

Síndrome gripal

A Sejusp afirma que o presídio passa por uma síndrome gripal. “Atualmente, o presídio passa por uma síndrome gripal, que está devidamente controlada, com todos os presos devidamente atendidos e medicados".

No Presídio do Aclimação estão 407 presos.


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)