Diversos clientes foram para a porta Arcata, na Avenida do Contorno, para se certificarem que a mensagem recebida informando o fechamento da clínica odontológica era verdadeira
- Leandro Couri/EM/D.A Press
ARCATA
Clínica odontológica fecha as portas sem avisar funcionários e clientes
Pacientes da Arcata relatam prejuízos de até R$ 25 mil por pessoa; funcionários estão com salário e direitos trabalhistas atrasados
Por
Leandro Couri
Por
Maicon Costa
08/03/2023 11:49 - Atualizado em 08/03/2023 16:54
A clínica odontológica Arcata fechou as portas, sem aviso prévio, na manhã desta quarta-feira (8/3), e há suspeita de que pode dar um calote em clientes e funcionários. De acordo com o site oficial da organização, são quatro unidades da empresa, uma em Belo Horizonte, no número 6.472 da Avenida do Contorno, Bairro de Lourdes, Região Centro-Sul da capital mineira, e três no Rio de Janeiro.
De acordo com clientes que se aglomeraram na porta da clínica nesta manhã, o estabelecimento enviou mensagem ainda no começo do dia informando o encerramento das atividades da Arcata. Agora, os pacientes temem não reaver o dinheiro investido, que chega a R$ 25 mil por pessoa. Mais de 50 pessoas estavam no local por volta das 11h30. Mas, desde o início da mahã, pessoas sentindo-se lesadas não paravam de chegar.
Clientes estão desesperados
André Rocha, motorista de 39 anos, contou que faz tratamento na Arcata desde o meio de 2022 e que pagou R$ 10 mil à vista, além de fazer dois financiamentos, um de R$ 1.600, que já foi pago, em seis vezes, e outro de R$ 7 mil, em 20 vezes, o qual ele já pagou sete parcelas. “Meu tratamento ficou pela metade, eu não vou acabar de fazer os implantes e estou totalmente desestabilizado, sem saber o que vou fazer, que rumos tomar”, disse André.
Aline Marques de Araújo, engenheira de 33 anos, conta que seu pai é cliente da Arcata e que a família investiu R$ 25 mil, à vista, no tratamento. Agora, com o fechamento da clínica, eles não sabem como continuarão o tratamento, ainda na metade. “Era um local de referência. Em nenhum momento eles atendem a gente para falar sobre o ressarcimento dos valores já pagos. Eu estou indignada. Agora a gente vai para uma outra clínica pagar para terminar o serviço sendo que já estava tudo pago? É o sonho de muita gente. É o que eles prometem. Um sorriso muda tudo? Muda o quê agora? Não muda nada”, falou.
Hebe Maria Melo, 69 anos, é advogada e parcelou um tratamento no valor de R$ 18 mil no cartão de crédito. Já seu irmão, Antônio Carlos Cavalcanti, 60 anos, administrador, parcelou um serviço de R$ 15 mil em seis vezes e estava aguardando a retirada dos pontos de uma cirurgia feita no dia 1 de março. O procedimento aconteceria na sexta-feira (10/3). “Meu irmão está com o rosto inchado, sem dentes e cheio de pontos. Isso é um absurdo, falta de organização, planejamento. É um roubo. Lesionaram um monte de pessoas”, reclamou. Veja abaixo o relato das clientes da Arcata:
Os clientes e funcionários chamaram a Polícia Militar e, após registro da ocorrência, alguns deles foram para a delegacia de Polícia Civil para realizar a denúncia.
Funcionários denunciam débitos
Funcionários que estiveram presentes afirmaram que não receberam o último pagamento e que o FGTS e o INSS não vinham sendo pagos. O 13º salário também estava em débito.
Uma funcionária que não quis se identificar, mas que afirmou ter oito anos de empresa, contou que objetos pessoais dos funcionários estão trancados dentro do prédio e que eles não conseguem acesso a eles. Chorando, ela contou que recebeu uma mensagem à 0h desta quarta-feira, que dizia que o laboratório e a Arcata acabaram. O texto ainda a orientava a entrar em contato “quando a poeira baixar".
“Minha reação é de desespero, porque não nos pagaram o salário do mês. Nosso 13º não foi pago. Não nos pagam nosso FGTS. Fui procurar ontem e nosso INSS não foi pago. A gente está a ver navios. Minha preocupação foi mandar mensagem para minhas funcionárias. Uma pagou faculdade, tem filhos, paga aluguel, tem boletos, cartão para pagar”, desabafou.
De acordo com outra funcionária, que também não quis se identificar, a clínica empregava mais de 100 profissionais, fora os que foram mandado embora, e tinha mais de 40 mil clientes. "Eles vieram aqui de madrugada, riscaram os telefones, os CRO (registro do Conselho Regional de Odontologia de Minas Gerais) deles, tamparam o nome da clínica e pegaram tudo. Até nossas digitais de acesso bloquearam, no sistema. Fizeram uma limpa", relatou.
Ela divulgou, ainda, a mensagem recebida pelos funcionários, no início da madrugada desta quarta. Houve um erro na escrita da data. "Com o encerramento das atividades, os funcionários não precisam mais comparecer aos seus postos de trabalho a partir de hoje 09/03/2023. Vocês receberão todas das orientações necessárias para a finalização do contrato. Peço que aguardem!", receberam do WhatsApp ofical da Arcata.
O que diz a clínica
A reportagem do Estado de Minas tentou entrar em contato com a clínica Arcata, mas os telefonemas não foram atendidos. A clínica apagou todas as publicações de sua conta no Instagram, deixando apenas um comunicado, onde afirma que a pandemia de Covid-19 e “as imposições de restrições dos órgãos públicos à atividade da Arcata” causaram “descapitalização de todo o patrimônio” da empresa.
No comunicado, a Arcata afirma que “os pacientes que possuem contratos ativos poderão entrar em contato com o e-mail administrativo@arcata.com.br para tratar da negociação para suspensão dos pagamentos, suspensão de parcelamentos em cartão de crédito e cheque”. Apesar disso, clientes afirmaram à reportagem que não conseguem contato com a empresa e que nada foi dito sobre a continuidade de tratamentos já iniciados. A reportagem segue aberta para receber posicionamento da clínica.
Veja o comunicado divulgado pela empresa no Instagram
A Polícia Civil de Minas Gerais (PCMG) informou que foram registradas ocorrências em Belo Horizonte, nesta quarta-feira (8/3), cujos relatos serão analisados e os fatos apurados em caso de eventual prática criminosa.