Jornal Estado de Minas

PROTESTO

Metroviários de BH tem protesto barrado pela polícia do DF

Os metroviários de Belo Horizonte foram impedidos de protestar em Brasília, pela Polícia Militar do Distrito Federal. A intenção era chegar ao Palácio do Planalto, mas desde as 9h os militares já faziam o cerco do local impedindo o acesso.




 
 
 
Dois ônibus de trabalhadores metroviários saíram ontem (7/3) de BH rumo à Brasília, depois de assembleias sem acordos. A caravana foi com a intenção de fazer um ato em frente ao Palácio do Planalto para chamar a atenção do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT).
 
O máximo que os trabalhadores puderam chegar foi em frente ao Congresso, na rua das Bandeiras, onde fizeram o ato e aguardavam posição do Governo.

 

REUNIÃO EM BRASÍLIA

Uma reunião foi realizada no Ministério Público do Trabalho na tentativa de chegar a um acordo sobre a greve dos metroviários. Além do sindicato, estiveram presentes na reunião várias autoridades públicas, como o ministro-chefe da Casa Civil, Rui Costa, o ministro das Cidades, Jader Filho, deputados e senadores.




 
Na reunião foi reivindicada a transferência dos funcionários da CBTU BH para outras unidades da CBTU no Brasil ou para outras unidades de empresas federais na Grande BH.
Metroviários com camisa em mensagem para a Lula (foto: Redes Sociais/Divulgação)
 
 
Como meio de acabar com a greve, o sindicato propôs duas alternativas na última assembleia: a criação do Plano de Demissão Voluntária (PDV) aos metroviários e aumentar o prazo de estabilidade na CBTU para o tempo de 5 anos.