Uma operação de combate à extração ilegal de areia em Ribeirão das Neves, na Região Metropolitana de Belo Horizonte, prendeu em flagrante, nesta segunda-feira (13/3), dois homens e uma mulher. Eles são acusado pelo crime de extração ilegal de recursos da União.
Na operação, intitulada Castelo de Areias, foram apreendidas nove dragas, um tipo especial de embarcação responsável pela remoção de material do fundo dos rios, como rochas, cascalho, argila, turfa, silte e areia. Foram fiscalizados sete pontos do município.
O tenente da Polícia Militar Ambiental Eduardo Morais, comandante da operação, informou que os presos estão sob responsabilidade da Polícia Federal, por se tratar de um crime ambiental federal.
Segundo informações da Polícia Militar, pelo nível de degradação da natureza no local, é possível que a extração aconteça há anos.
- Lei Seca: PM fez megaoperação com mais de 50 blitze simultâneas em BH
A operação foi uma ação conjunta da Polícia Federal (PF), Secretaria Estadual de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (Semad-MG) e a Polícia Militar de Meio Ambiente (PMMG).