Jornal Estado de Minas

VIOLÊNCIA POLICIAL

Vídeo: policial militar espanca mulher trans durante abordagem em Minas

Uma mulher transexual foi espancada por um policial militar durante uma abordagem no município de Passa Quatro, no Sul de Minas Gerais. Antes disso, um grupo de homens também praticava a agressão. A violência foi registrada em vídeo no último domingo (12/3) e viralizou nas redes sociais. 




 
As imagens que circulam na internet mostram quando um grupo de homens hostiliza e agride a vítima durante um forró em uma localidade do bairro Tronqueiras. Um deles, inclusive, chega a puxá-la pelos cabelos. 
 
Em nota à imprensa, a assessoria da Polícia Militar disse que foi chamada ao local para separar uma briga causada pela mulher trans, segundo informações de testemunhas. Conforme o comunicado, houve tentativa de diálogo com ela, que estava com “uma pedra em uma das mãos oferecendo risco para as outras pessoas e para os profissionais em serviço”. 

 

Agressão do policial


No entanto, outro vídeo flagra o PM espancando a vítima, que cai no chão e segue sendo atacada por ele. Presentes no local registraram as agressões, mas ninguém a ajudou. 




 
Ainda conforme a versão das autoridades, a mulher não obedeceu às ordens de parada, resistiu à prisão, mas terminou contida e encaminhada à delegacia. 

Em relação à abordagem violenta do militar, a instituição policial relatou que as imagens ainda estão sendo analisadas e, se for o caso, irá “fazer uma investigação a respeito”. 

Procurada pela reportagem, a Polícia Civil ressaltou que “o procedimento foi lavrado pela Polícia Militar e encaminhado ao Juizado Especial Criminal de Passa Quatro”.