O caçador Jabes Bernardes, que tem licença do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente (Ibama) para abater animais selvagens, contou que aumentou o número de fazendeiros que reclamam dos estragos que os javalis têm feito em suas propriedades.
Bernardes divulgou essa semana um vídeo que mostra um javali que ele precisou abater depois que o animal destruiu 15 pés de mandioca e chegou a cerca de 30 metros de uma residência da zona rural, onde moram crianças. O abate regularizado aconteceu no último domingo (12/3), em fazenda do município de Frutal, a cerca de 500 metros de campus da Universidade Estadual de Minas Gerais (UEMG).
“Nesse caso armei uma gaiola e consegui prender ele. Depois disso acertei um tiro de carabina na cabeça dele”, explicou.
O caçador afirma que, em seguida, o animal de quase dois metros de comprimento foi pesado em exatos 180 quilos.
Além desse caso, o caçador revelou que, nesse mês, também soube de um caso de javalis que invadiram um galinheiro de uma fazenda de Campo Florido e comeram alguns animais.
“E nesse ano também já soube de outros casos de javalis que têm causado preocupações em fazendeiros da nossa região. O animal come tudo que vê pela frente. Verduras e também pequenos animais”, conta o caçador de javalis, que tem licença para a caça desde 2018.