A Prefeitura de Belo Horizonte (PBH) vai implantar faixas exclusivas para ônibus em todas as vias arteriais - ruas e avenidas que ligam as regiões - da cidade. O projeto foi publicado nessa segunda-feira (20/3) no Diário Oficial do Município.
O executivo municipal ainda poderá abrir exceções, como é o caso da Contorno, avenida que circunda a região central de BH, que será objeto de estudo e análise específica, de forma que não limite o tráfego de veículos automotores.
A iniciativa também não se aplica aos casos em que a via não puder comportar a implantação de uma faixa exclusiva. A eventual não implantação deverá ser fundamentada de acordo com as características da via.
A reportagem do Estado de Minas procurou a PBH para detalhar o funcionamento da proposta, mas ainda não obteve retorno. O projeto foi apresentado pela Câmara Municipal de Belo Horizonte no ano passado.
Hoje, as faixas exclusivas ou preferenciais para o transporte público são uma exceção no planejamento urbano de BH. O novo projeto de lei busca transformar a exceção em regra, mesmo que apenas em horários específicos.
A iniciativa promete reduzir o tempo de viagem no transporte coletivo. A PBH considera via arterial aquelas "caracterizadas por interseções em nível, geralmente controlada por semáforo, com acesso às vias secundárias e que possibilita o trânsito entre as regiões da cidade".
"A implementação e ampliação das faixas exclusivas no município visa garantir uma maior flexibilidade da malha viária, melhorando o fluxo de veículos e o transporte público coletivo", afirma o vereador Braulio Lara (Novo), autor do projeto na Câmara.
Para a implantação das faixas exclusivas não serão feitas obras, uma vez que faixas indicativas, placas e pinturas no asfalto serão suficientes para sinalizar a exclusividade para o transporte coletivo.
O executivo municipal ainda poderá abrir exceções, como é o caso da Contorno, avenida que circunda a região central de BH, que será objeto de estudo e análise específica, de forma que não limite o tráfego de veículos automotores.
A iniciativa também não se aplica aos casos em que a via não puder comportar a implantação de uma faixa exclusiva. A eventual não implantação deverá ser fundamentada de acordo com as características da via.
A reportagem do Estado de Minas procurou a PBH para detalhar o funcionamento da proposta, mas ainda não obteve retorno. O projeto foi apresentado pela Câmara Municipal de Belo Horizonte no ano passado.
Faixas exclusivas e preferenciais
Hoje, as faixas exclusivas ou preferenciais para o transporte público são uma exceção no planejamento urbano de BH. O novo projeto de lei busca transformar a exceção em regra, mesmo que apenas em horários específicos.
A iniciativa promete reduzir o tempo de viagem no transporte coletivo. A PBH considera via arterial aquelas "caracterizadas por interseções em nível, geralmente controlada por semáforo, com acesso às vias secundárias e que possibilita o trânsito entre as regiões da cidade".
"A implementação e ampliação das faixas exclusivas no município visa garantir uma maior flexibilidade da malha viária, melhorando o fluxo de veículos e o transporte público coletivo", afirma o vereador Braulio Lara (Novo), autor do projeto na Câmara.
Para a implantação das faixas exclusivas não serão feitas obras, uma vez que faixas indicativas, placas e pinturas no asfalto serão suficientes para sinalizar a exclusividade para o transporte coletivo.