Imperial
Em 20 de março de 1823, a antiga Vila Rica foi elevada à condição de cidade - e o título de "Imperial", concedido por dom Pedro I (1798-1834). Angelo Oswaldo conta que, nos períodos colonial e imperial, a cidade era um título honorífico dado a uma vila que, de fato, era a sede do município. "Tivemos no período colonial, em Minas, 14 vilas, das quais apenas a Vila do Carmo, atual Mariana, também na Região Central, ganhou a dignidade, em 1745, de se tornar cidade. Como primeira sede do bispado, ela teria que ser cidade, já que a catedral não poderia ficar em uma vila."
Patrimônio
Conheça alguns destaques de Ouro Preto, cidade reconhecida como Patrimônio Mundial:
- Museu da Inconfidência, na Praça Tiradentes - Antigo prédio da Casa de Câmara e Cadeia, apresenta rico acervo, incluindo o Panteão da Inconfidência Mineira.
- Matriz de Nossa Senhora da Conceição, no Bairro Antônio Dias - Recém-restaurado, o templo de 1770 guarda os restos mortais de Antônio Francisco Lisboa, o Aleijadinho. Parte do Museu Aleijadinho pode ser visitada na sacristia.
- Basílica de Nossa Senhora do Pilar, no Bairro Pilar - Cultura, arte, beleza e fé se unem no templo do século 18 considerado dos mais belos e ricos em elementos artísticos do país.
- Igreja São Francisco de Assis, perto da Praça Tiradentes - Eleita uma das sete maravilhas de origem portuguesa no mundo, a sublime edificação tem obras de Aleijadinho e pinturas do Mestre Ataíde.
- Teatro Municipal, perto da Praça Tiradentes - Mais antiga casa de espetáculos, em funcionamento, das Américas, a Casa da Ópera data de 1770.
- Distrito de São Bartolomeu - Distante 18 quilômetros da sede municipal e conhecido internacionalmente, o vilarejo faz bonito com a produção de doces artesanais destacados como patrimônio imaterial do município.
Datas importantes
ProteçãoOuro Preto foi tombada pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) em 1938.
Em 1933, por decreto do presidente Getúlio Vargas, Ouro Preto se tornou Monumento Nacional.
Reconhecimento mundial