A Prefeitura de Belo Horizonte (PBH) anunciou nesta segunda-feira (27/3) que abriu quatro centros de saúde no sábado (25) diante do aumento de casos de dengue, chikungunya e doenças respiratórias na capital.
Leia Mais
Contagem entra em emergência por aumento de casos de dengueSecretário de Saúde afirma que Minas Gerais sofre com epidemia de dengueHomem morre com suspeita de dengue hemorrágica no interior de MinasBetim confirma primeira morte por chikungunya em 2023PBH dobra centros de saúde que vacinam crianças contra a COVIDCinco Centros de Saúde ficarão abertos aos sábados em BHIncêndio de grandes proporções atinge loja em BHDo total de atendimentos, 212 adultos e 85 crianças foram recebidos nas unidades de saúde das 7h às 18h. Cerca de 25% dos atendimentos foram relacionados à suspeita de dengue e chikungunya e 30% por doenças respiratórias, informou a prefeitura em balanço divulgado nesta segunda-feira (27/3).
O funcionamento dos centros de saúde no sábado faz parte do Plano de Contingência da Secretaria Municipal de Saúde, sendo ativado gradativamente de acordo com o cenário epidemiológico do município.
“A Secretaria Municipal de Saúde permanece monitorando a situação e, se necessário, a ação poderá ser ampliada, com abertura de mais unidades aos finais de semana”, disse a PBH.
Cenário em Minas
O governador de Minas Gerais, Romeu Zema, e o secretário de Estado de Saúde, Fábio Baccheretti, afirmaram em uma coletiva de imprensa, na manhã desta segunda-feira, que Minas Gerais sofre com uma epidemia de dengue. O caso é mais grave nas regiões do Norte de Minas, Triângulo Mineiro e na Região Metropolitana.
De acordo com o governador, o Governo Federal atrasou a compra de um inseticida usado no combate ao mosquito que propaga a dengue, a chikungunya e a zika, que não chegou até hoje. "O período chuvoso passou e os mosquitos estão soltos", afirmou Zema.