O município de Conselheiro Lafaiete, há cerca de 100km de Belo Horizonte, se ofereceu para receber as atividades do Aeroporto Carlos Prates, quando o local for desativado. A cidade tem um aeródromo em reforma e o espaço em torno da pista de pouso deve ser usado para fazer os hangares.
Leia Mais
Carlos Prates: veja a primeira imagem do projeto da PBH para o aeroporto Aeroporto Carlos Prates, em BH, deve ser fechado no dia 1° de abrilAeroporto Carlos Prates, em BH, segue sem destinoAeroporto Carlos Prates: acidentes deixam moradores aterrorizados Família de porcos é flagrada em via do aeroporto da Pampulha, em BHVoa Prates: "aeroporto deixará de formar mais de mil pilotos por ano"PBH assume vigilância do Carlos Prates no 1º dia sem pousos e decolagens Aeroporto Carlos Prates: Guarda Municipal reforça segurança em acessosPousos e decolagens proibidos a partir de hoje no Aeroporto Carlos PratesAeroporto Carlos Prates, em BH, fecha de maneira melancólica'Tristeza e indecisão': alunos do Carlos Prates não sabem para onde irAdvogado é condenado a 42 anos de prisão por matar amante e bebê dela em BHTorcedor da Galoucura é condenado por tentativa de homicídio de cruzeirenseO Aeródromo das Bandeirinhas está fechado desde 2021 e, mesmo que apareça no site oficial do Departamento de Controle do Espaço Aéreo Brasileiro como indisponível devido a obras, o município fez o pedido ao Ministério.
"Ele já esteve em funcionamento, depois cessou e municipalizou. Agora, está em fase de regularização para reabertura. A nossa disponibilidade é de receber, quando necessário, as empresas instaladas no Prates. Temos área para receber esses empreendimentos, nosso interesse é que esse aeródromo tenha vocação para um aeroporto regional", explica o secretário.
Entre as razões para Lafaiete ser o novo destino, ele destaca que está em uma distância estratégica de BH. "Além de icar localizado às margens da BR-040, numa distância estratégica da Região Centro-Sul de BH, onde já estão as aeronaves. Seria uma opção mais acessível para as empresas e aeronaves que estão hoje no Carlos Prates", finaliza.
A reportagem tentou contato com a Secretaria de Obras de Conselheiro Lafaiete para obter os prazos da reforma do aeródromo, mas não teve retorno.