(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas EDIDEMIA

Casos de dengue fazem Santa Casa de Passos bater recorde

Segundo instituição de saúde, foram realizados 7,3 mil atendimentos em março de 2023, contra 4.160 em igual período do ano passado


05/04/2023 14:55 - atualizado 05/04/2023 15:07

Santa Casa de Passos
Passos enfrenta uma epidemia de dengue e números de atendimentos 76% superiores em março deste ano na comparação a março de 2022 (foto: Asscom - SCMP)
O aumento do número de casos de dengue em Passos, Sudoeste de Minas, fez a Santa Casa de Misericórdia da cidade bater recorde. A unidade de saúde registrou em março deste ano, números nunca alcançados em internações e atendimentos.

Segundo dados levantados pela instituição, foram realizados mais de 7.300 mil atendimentos de urgência e emergência, alta de 76% em relação ao mesmo período do ano anterior, quando foram registrados 4.160 mil atendimentos.
O número de internações também aumentou consideravelmente. Em março de 2023, o hospital registrou um total de 2.022 mil internações, um aumento de 15% em relação ao mesmo período do ano passado, quando foram contabilizadas 1.754 mil internações.


Quatro mortes


A dengue em Passos alcançou números estratosféricos e o município é o segundo de Minas Gerais em casos notificados da doença. Em março de 2022, Passos contabilizou 119 casos prováveis de dengue. Até 20 de março, de acordo com o boletim de arboviroses da SES-MG (Secretaria de Estado da Saúde de Minas Gerais), foram registrados no município 5.885, com quatro óbitos.


A infectologista do hospital, Priscila Freitas das Neves, afirma que o aumento de atendimentos e internações pode ser atribuído a vários fatores, sendo o de maior impacto o alto número de casos de dengue e suas complicações.

"Ao avaliar o quadro clínico dos pacientes, observamos a ocorrência frequente de um sintoma particularmente incômodo: o gosto metálico na boca. Esse sintoma pode dificultar significativamente a ingestão adequada de líquidos, o que pode levar à desidratação e, consequentemente, a complicações clínicas graves. Esses fatores estão intrinsecamente interligados e parecem estar contribuindo para o aumento no número de internações", afirmou.

Para lidar com a situação, o Supervisor da Unidade de Urgência e Emergência da Santa Casa de Misericórdia de Passos, Tomas Ribeiro de Carvalho, informou que a instituição adotou um plano de contingência com a reorganização de um espaço para medicamento, além de protocolos para estratificar a gravidade dos pacientes e reajuste do efetivo de profissionais para aumentar a capacidade de atendimento no Pronto Socorro, garantindo qualidade e segurança no cuidado.


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)