(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas DIVERSÃO

Feriado no Parque do Palácio: exposições, ioga e oficina de bolha de sabão

Para quem não viajou no feriado, o Parque do Palácio oferece muitas opções de lazer, aos pés da Serra do Curral


07/04/2023 17:38 - atualizado 07/04/2023 18:01

Café Magrí
O Parque do Palácio oferece um maravilhoso brunch aos pés da Serra do Curral, promovido pelo Café Magrí (foto: Café Magrí/Divulgação )
Exposições, brunch, ioga, reike, oficina de bolha de sabão… Se preferiu ficar em BH durante o feriado prolongado da Semana Santa, você poderá curtir muitas atrações de lazer no Parque do Palácio (rua Djalma Guimarães, 161, Palácio das Mangabeiras,  Portaria 2), no Mangabeiras, Região Centro-Sul, durante o feriado de Páscoa. Vale até não fazer nada, apenas esticar uma canga na grama e descansar tendo a Serra do Curral como cenário. 

O Parque do Palácio é destino de contemplação e descanso, mas também conta com intensa programação gastronômica e cultural: é uma casa de campo em plena cidade, distribuída em 42 mil m² de área e pensada para todos.

É permitido entrar com animais domésticos na coleira. 

Confira as atrações para o fim de semana

Ioga
Neste sábado, 8/4, tem aula gratuita de ioga com a professora Paola Barbosa. Um momento para relaxar, praticar o autoconhecimento e se conectar com a natureza. A aula será das 9h30 às 10h30 e tem 30 vagas. A professora pede para cada um levar seu tapetinho, água e uma doação para o abrigo @amigosdoamanhabh. Itens de doação: sabão em pó, papel higiênico, sacos de lixo e sacos para alimentos. Para participar faça a inscrição gratuita na aula neste link. Vagas são limitadas.

Exposição Jomar Bragança
Já o arquiteto e fotógrafo Jomar Bragança apresenta um olhar especial sobre as edificações projetadas por Oscar Niemeyer na capital. São ângulos inéditos e surpreendentes que abrem uma nova visão para o que faz parte do nosso cotidiano. No Mirante, sábado e domingo, das 9h às 18h.

Exposição Porfírio Valladares 
Na mostra “(i) móveis” de Porfírio Valladares, o arquiteto e designer faz uma analogia entre as gavetas, as moradias urbanas e a vida nas grandes cidades. São obras inspiradas no Art Déco, Neoclassicismo, Modernismo, entre outros movimentos. A mostra está no Salão principal, sábado e domingo das 9h às 18h.
Brunch
Sábado e domingo, das 9h às 18h, o Parque do Palácio oferece um  brunch aos pés da Serra do Curral promovido pelo Café Magrí. Com curadoria de produtos sustentáveis, sem conservantes e de pequenos produtores da região, o menu é sazonal e  oferece os melhores cafés da temporada.

Oficina de bolhas
As manhãs de domingo são para Oficina de Bolhas de sabão. O encontro ocorre sempre das 10h às 12h. (*Exceto dias de chuva). 
A oficina contempla crianças e adultos de todas as idades. 

criança soltando bolhas de sabão
Oficina de bolha de sabão é diversão garantida para a criançada (foto: Café Magrí/Divulgação)
 

Sobre o Parque do Palácio

O Parque do Palácio está localizado no Palácio das Mangabeiras, antiga residência do governador do estado, projeto atribuído a Oscar Niemeyer e com paisagismo de Burle Marx, ainda não implementado (um dos projetos em andamento).

O parque permite diversas possibilidades. "Além do atrativo histórico, a natureza abundante é propícia ao lazer, à contemplação e às interações, tudo isso de forma segura", destaca João Grillo, gestor do espaço. "O Parque do Palácio também foi pensado para receber e promover eventos culturais e de negócios", completa.

Alí é possível encontrar café e espaços ao ar livre para piquenique, loja com produtos gastronômicos das comunidades vizinhas e arte popular. 


Uma programação cultural que contempla todas as idades - com atividades infantis e música ao ar livre -, o Parque do Palácio se firma como destino para belo-horizontinos e turistas que visitam a cidade: "No segundo andar do Palácio existe um espaço dedicado à Associação do Corpo Consular de Belo Horizonte, abrigando e fomentando eventos dos cônsules", conta João Grillo.

Vale ainda ressaltar que o projeto não é financiado pelo Estado e está sob a gestão da empresa Grifa e Malab Produções, por meio de acordo de parceria com a Companhia de Desenvolvimento de Minas Gerais (Codemge) e a Câmara de Dirigentes Lojistas de Belo Horizonte (CDL/BH).

Palácio dos Mangabeiras
O Palácio das Mangabeiras foi a residência oficial dos governadores de Minas Gerais, projeto de Oscar Niemeyer e jardins de Roberto Burle Marx (foto: Juarez Rodrigues/EM/D.A Press - 27/12/2019)

História


O Palácio das Mangabeiras foi construído entre os anos 1951 e 1955 para ser a residência oficial dos governadores de Minas Gerais. Em 2022,  foi  transformado em um espaço aberto à população e deu origem a um centro cultural, integrado à natureza, voltado para a promoção do lazer e da cultura, em local com grande relevância histórica e cultural para Minas Gerais. 

Serviço

  • Horários do Parque: quarta a sexta das 10h às 18h; sábado e domingo das 9h às 18h.
  • Endereço: rua Djalma Guimarães, 161 Palácio das Mangabeiras Portaria 2 - Mangabeiras, Belo Horizonte 
  • Ingressos: R$ 10 (inteira) e R$ 5 (meia entrada). Entrada franca às quartas-feiras mediante retirada de ingresso sympla


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)