A iniciativa é do vereador Wilton Dias (PTB). Ele apresentou requerimento que pede à prefeitura da cidade a realização de “estudo de viabilidade para instalação de porta eletrônica com detectores de metais nas escolas municipais e da rede particular.
Leia Mais
Em 12 dias, Betim investiga quatro suspeitas de massacre em escolasMG: aulas seguem em escolas estaduais, e governo promete medidasPais de alunos fazem manifestação pedindo paz nas escolas, em ContagemUma árvore no meio do caminho: polêmica em obra de estrada em Montes ClarosVereadores são cassados por envolvimento em furto e roubo em MGIncêndio em caminhão fecha BR-251 no Norte de MinasMinas intensifica segurança e restrições nas escolas após ameaçasSupostas ameaças de ataques alteram rotina nas escolasBH registra o dia mais frio de 2023
O vereador também sugeriu ao Executivo Municipal a concessão de incentivo fiscal, como a isenção do Imposto sobre Serviços de Qualquer Natureza (ISSQN), aos estabelecimentos de ensino particulares para proporcionar a compra dos detectores de metais e garantir a segurança dos alunos e professores.
Leia: Adolescente que fez ameaças de ataque a escola é apreendido em Mateus Leme
Ainda na Câmara Municipal, foram apresentadas mais duas propostas visando reforçar a segurança nos educandários. O vereador Edmílson Bispo (PSD) solicitou que seja instalado o dispositivo "botão de pânico" que, ao ser acionado, a viatura mais perto da unidade de ensino receberá o alerta e seguirá, imediatamente, ao local para atender tais situações.
Leia: Aluna é alvo de ataques homofóbicos e incentivada a se suicidar: 'Se mata'
Já o vereador Igor Dias (União Brasil) apresentou requerimento solicitando a possibilidade da contratação pela prefeitura de empresa especializada em segurança, com profissionais treinados para auxiliar nas recepções das escolas e em seus variados ambientes. Ele sugere, ainda, a instalação de cercas elétricas, concertinas e sistemas de registro de imagens e monitoramento eletrônico em tempo real, voltados para a segurança da comunidade escolar.
Leia: Ataque de jacaré em Minas Gerais deixa pescadora gravemente ferida
Por meio de nota, divulgada pela sua assessoria de comunicação, a Prefeitura de Montes Claros informou que “a administração municipal recebe as propostas com a atenção que o assunto requer. A Secretaria Municipal de Educação deverá examinar as possibilidades técnicas de cada proposta”.