As ameaças feitas a escolas no Brasil levaram a prefeitura de Itaú de Minas, no interior do estado, a contratar uma empresa de segurança para ter vigias em todos os estabelecimentos da rede municipal de ensino. A cidade tem pouco mais de 16 mil habitantes e fica a 16 quilômetros de Passos.
Em reunião com a Polícia Militar (PMMG) na segunda-feira (10/4), a corporação anunciou a operação “Proteção Escolar”, reforçando o policiamento e o contato preventivo com as escolas.
Na terça-feira (11), em reunião na Secretaria de Educação, a prefeitura resolveu contratar uma empresa de segurança, cujos profissionais já começaram o trabalho nas escolas de Itaú de Minas na quarta-feira (12).
Foram contratados sete vigias, um para cada escola. A rede municipal de Itaú de Minas tem 1,6 mil alunos. Segundo Eder Amorim, chefe do setor de Educação, os vigias ficarão posicionados na entrada e saída dos alunos. Durante as aulas, farão vistorias dentro e ao redor das escolas.
Não há um prazo específico para duração desse serviço, uma vez que a prefeitura precisa respeitar o limite de valor para contratação direta e também está atenta às orientações da Superintendência Regional de Ensino.