Sem identificação há meses, a loja 'La Putaria' mudou de nome nesta semana e passou a se chamar 'La Censura'. Localizada na avenida Cristóvão Colombo, Região Centro-Sul de Belo Horizonte, a creperia 'causou' quando foi inaugurada, com doces em formatos de pênis e vagina.
Ministério da Justiça e Segurança Pública publicou uma decisão vetando a venda de alimentos com formato de genitais para menores de 18 anos, além de não permitir que conteúdos com referências pornográficas fossem expostos em vitrines.
A loja continuou em funcionamento com um aviso na porta, já que a placa foi proibida no ano passado. Em junho, o 'La Censura' ganhou um perfil no Instagram, no qual explica que as lojas brasileiras receberam o novo batismo. Os estabelecimentos fora do país, em Lisboa e Roma, permanecem como 'La Putaria'. O café de São Paulo, inclusive, já foi inaugurado em março deste ano com uma faixa preta com a palavra "censurado" cobrindo o desenho de um pênis entrelaçado.
Mineira é dona da franquia
A doceria abriu em agosto de 2021 em um local boêmio de Lisboa, em Portugal, o Bairro Alto. O empreendimento é da mineira Juliana Lopes e de seu namorado austríaco, Robert Kramer.
A ideia surgiu dos amigos dele, que foram a Bangkok, na Tailândia, e mandaram informações de negócios parecidos. Atualmente, 'La Putaria' tem lojas em BH, São Paulo e Rio de Janeiro. (Com Mariana Costa)