Um homem de 46 anos foi preso em flagrante, nesta sexta-feira (21/4), suspeito de se masturbar enquanto observava uma mulher em um ponto de ônibus, no Bairro Tropical, em Contagem, na Região Metropolitana de Belo Horizonte. A mulher ainda foi agredida pelo homem ao tentar impedir sua fuga.
Leia Mais
CEO da Gerdau, Gustavo Werneck, recebe Medalha da InconfidênciaDupla que teria criado mensagem de ataque contra escolas de Frutal é detidaPolicial inocentado de homicídio é golpeado com voadora de irmão da vítimaHomem é preso por importunação sexual dentro de ônibusApós tirar fotos para registrar a ação do homem, ela tentou segurá-lo até a chegada da polícia, e chegou a dar voz de prisão ao suspeito. O acusado, no entanto, se soltou e fugiu.
A mulher ainda tentou correr atrás dele, mas o criminoso conseguiu derrubá-la no chão. Ela foi levada ao hospital com ferimentos nos joelhos e braços.
O suspeito foi segurado por populares até a chegada da viatura. Ele já tem passagens por importunação sexual e era monitorado por uma tornozeleira eletrônica.
O que diz a lei sobre estupro no Brasil?
De acordo com o Código Penal Brasileiro, em seu artigo 213, na redação dada pela Lei 2.015, de 2009, estupro é ''constranger alguém, mediante violência ou grave ameaça, a ter conjunção carnal ou a praticar ou permitir que com ele se pratique outro ato libidinoso.''
No artigo 215 consta a violação sexual mediante fraude. Isso significa ''ter conjunção carnal ou praticar outro ato libidinoso com alguém, mediante fraude ou outro meio que impeça ou dificulte a livre manifestação de vontade da vítima''
O que é assédio sexual?
O artigo 216-A do Código Penal Brasileiro diz o que é o assédio sexual: ''Constranger alguém com o intuito de obter vantagem ou favorecimento sexual, prevalecendo-se o agente da sua condição de superior hierárquico ou ascendência inerentes ao exercício de emprego, cargo ou função.''
Leia também: Cidade feminista: mulheres relatam violência imposta pelos espaços urbanos
Leia também: Cidade feminista: mulheres relatam violência imposta pelos espaços urbanos
O que é estupro contra vulnerável?
O crime de estupro contra vulnerável está previsto no artigo 217-A. O texto veda a prática de conjunção carnal ou outro ato libidinoso com menor de 14 anos, sob pena de reclusão de 8 a 15 anos.
No parágrafo 1º do mesmo artigo, a condição de vulnerável é entendida para as pessoas que não tem o necessário discernimento para a prática do ato, devido a enfermidade ou deficiência mental, ou que por algum motivo não possam se defender.
Penas pelos crimes contra a liberdade sexual
A pena para quem comete o crime de estupro pode variar de seis a 10 anos de prisão. No entanto, se a agressão resultar em lesão corporal de natureza grave ou se a vítima tiver entre 14 e 17 anos, a pena vai de oito a 12 anos de reclusão. E, se o crime resultar em morte, a condenação salta para 12 a 30 anos de prisão.
A pena por violação sexual mediante fraude é de reclusão de dois a seis anos. Se o crime é cometido com o fim de obter vantagem econômica, aplica-se também multa.
No caso do crime de assédio sexual, a pena prevista na legislação brasileira é de detenção de um a dois anos.
O que é a cultura do estupro?
Como denunciar violência contra mulheres?
- Ligue 180 para ajudar vítimas de abusos.
- Em casos de emergência, ligue 190.